
Resenha
Magic Touch
Álbum de Stanley Jordan
1985
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
15/05/2021
Um clássico contemporâneo da guitarra
Stanley Jordan revolucionou a guitarra no jazz com sua maneira peculiar de tocar. O músico iniciou seus estudos no piano ainda bem jovem e quando tinha 12 anos, seu pai se separou de sua mãe levando consigo o instrumento. O jeito foi passar a tocar violão, porém Jordan utilizou em seu novo instrumento as técnicas que havia aprendido no piano. Batizado de “touch techinique”, sua técnica consiste em utilizar as duas mãos para fazer acordes e linhas melódicas no braço da guitarra, utilizando-a como se fosse um piano. Seu jeito diferente logo chamou a atenção dos apreciadores do estilo, e após gravar um álbum de estreia obscuro, o músico foi contratado pelo prestigiado selo Blue Note, para lançar um novo álbum, desta vez com o devido suporte. “Magic Touch” foi produzido por ninguém menos que Al Di Meola, outro mestre da guitarra no jazz. Grandes músicos do estilo participam do álbum, como os bateristas Omar Hakim (Weather Report, Miles Davis) e Peter Erskine (Jaco Pastorius, John Abercrombie), o baixista Charnett Moffett (McCoy Tyner, Dianne Reeves) entre outros. O repertório foi muito bem calculado, apresentando composições próprias, standarts de jazz e versões de grandes canções pop. O disco abre com uma versão personalíssima de “Eleanor Rigby” de Lennon e McCartney. Você tem impressão de ouvir duas guitarras, mas é somente Jordan, utilizando sua técnica em um esplêndido momento solo; “Freddie Freeloader” vem a seguir. Desta vez o guitarrista está acompanhando por banda, reinventando um tema de Miles Davis que fez parte do mítico “Kind of Blue”; Outros destaques são a versão jazzy para “The Lady in My Life” de Rod Temperon, que ficou famosa na voz de Michael Jackson; “Angel” de Jimi Hendrix, apresentada como um tema solo cheio de harmonias e dissonantes; E ainda a climática “Return Expedition”, canção de sua lavra com um belo trabalho de percussão de Bugsy Moore e Sammy Figueroa; “Magic Touch” foi lançado em 1985 e apresenta a guitarra cristalina e exótica de Jordan viajando por diversos temas e estilos. O álbum elevou seu nome na comunidade jazzística e abriu portas para grandes turnês e novos projetos. Atualmente o disco é considero um dos grandes clássicos do jazz contemporâneo, sendo lançando nos mais diversos formatos.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Magic Touch
Álbum disponível na discografia de: Stanley Jordan
Ano: 1985
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar