
Resenha
Metrópole
Álbum de Alfredo Dias Gomes
2021
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
15/05/2021
O quarteto fantástico de Alfredo Dias Gomes!
Desde o ano de 2018 o baterista Alfredo Dias Gomes vem construindo uma prolífica carreira solo, lançando um disco por ano e mantendo ótima regularidade e qualidade. Após o excelente “Jazz Standarts” lançado no ano passado, onde o músico revisitou grandes clássicos do jazz conforme indicado no título, este ano é a vez de “Metrópole”, que na contramão do álbum anterior, apresenta apenas composições autorais, mantendo a linha jazzística de seus recentes trabalhos, com base para solos e improvisos. Além de seu instrumento habitual, Alfredo também foi responsável pelos teclados, fato que deu aos temas uma característica harmônica mais pessoal. O baixista Jefferson Lescowich gravou as bases ao lado do baterista, que devido à pandemia, decidiu que os metais seriam gravados remotamente. Assim o trompetista Jessé Sadoc e o saxofonista Wildor Santiago, gravaram suas participações em casa e enviaram as contribuições pela internet. O quarteto é o mesmo que gravou o disco anterior e se mantém coeso e afinado durante todos os sete temas apresentados, criando uma unidade essencial em um álbum de jazz, mas que nem sempre é percebida em muitos discos. As canções são dinâmicas e bem estruturadas, tendo como base a dupla de metais com eventuais intervenções de teclados e piano. Como o disco mantém a qualidade em todos os temas, fica difícil escolher algum destaque, mas por gosto pessoal, cito a faixa titulo, um walking bass dinâmico, com um belo solo de trompete; “Andaluz”, com sua influência clara de musica flamenca e o trompete de Sadoc emulando Miles Davis como se fosse um “Sketches of Spain” contemporâneo; e “Cidade da Meia-Noite”, um tema mais sincopado, com um ótimo solo de baixo de Lescowitch e destaque dos metais a frente do tema; Aliás, falando em metais, é louvável destacar a participação do trompetista Jessé Sadoc, que com bom gosto e técnica, soube inserir seu instrumento de maneira pungente, contribuindo com a valorização das canções. O musico pode ser considerado a cereja do bolo de todo o disco. Importante mencionar também a visão peculiar que Dias Gomes possui de seu instrumento, utilizando sua técnica como forma de ampliar e contribuir para a harmonização das canções e não ao contrario. Em resumo: O músico não é daqueles bateristas chatos que precisam solar a todo momento para satisfazer seu ego e muito menos “atleta do instrumento”. “Metropole”, foi masterizado pelo engenheiro de som Andy Walter (Jimmy Page, The Who), no mítico Abbey Road Studios em Londres e pode ser considerado um dos grandes lançamentos do ano de 2021. Confira "Metropole": www.youtube.com
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Metrópole
Álbum disponível na discografia de: Alfredo Dias Gomes
Ano: 2021
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar