Resenha

Kingdom Of Desire

Álbum de Toto

1992

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

14/05/2021



A despedida de Jeff Porcaro em um álbum puramente rock

Após mais uma troca de vocalistas após os problemas vocais de Joseph Williams, o Toto se viu novamente diante de um dilema. Consideraram trazer Bobby Kimball de volta, o que rapidamente ocorreu, mas não deu certo. Receberam a sugestão da Columbia de considerar o vocalista sul-africano Jean-Michael Byron. Com o apoio de Jeff Porcaro para a escolha, gravaram algumas faixas para a coletânea "Past To Present" e saíram em turnê. Steve Lukather definiu as apresentações de Byron como "horríveis", e assim mais um vocalista se foi.

Cansados do vai e vem e com Steve Lukather cada vez se destacando mais, acabaram optando por deixar o guitarrista também como vocalista principal. Com isso, a banda simplesmente uniu seu núcleo em estúdio e começou a criar material. As jams de Lukather, Jeff Porcaro, David Paich e Mike Porcaro resultaram em "Kingdom Of Desire", um disco muito distante do Toto das rádios, principalmente pela voz de Lukather, bem orientada ao rock e cheia de drive, mas, é um trabalho simplesmente fenomenal.

O rock e a guitarra tomam novamente a liderança, assim como aconteceu no também excelente "Isolation". Só que aqui a produção favoreceu este fator, deixando o disco também pesado. As faixas encaixaram perfeitamente na voz de Steve Lukather e temos música boa de sobra. "Gypsy Train" abre os trabalhos já impactando o ouvinte e também afugentando aqueles que esperavam o pop de discos como "Fahrenheit". O mais próximo disso é a melódica "The Other Side". A trinca após a abertura mantém o nível nas alturas com o hit "Don't Chain My Heart" e as pesadas "Never Enough" e principalmente "How Many Times". As tradicionais baladas também são representadas com as ótimas "2 Hearts" e "Only You". O peso volta com classe em "She Knows the Devil" e "Wings of Time" traz um som mais acessível, melódico e muito interessante. O produtor Danny Kortchmar contribuiu compondo duas faixas: "Kick Down the Walls", que é legal mas não brilha tanto, e "Kingdom of Desire", essa sim bem densa e conectada ao restante do material. Há também a ótima "Jake to the Bone", instrumental e que fecha os trabalhos. Uma faixa que mostra o talento e nível desses caras.

Um disco excelente e que acabou um pouco esquecido na discografia do Toto. A Columbia Records não gostou do material e negou-se a lançá-lo, deixando Steve Lukather p... da vida, até que a gravadora mudou de ideia diante das críticas positivas. A turnê de "Kingdom of Desire" teve sucesso mesmo antes de seu início com ingressos vendidos por todos os lados. Mas, infelizmente uma tragédia aconteceu: a morte inesperada de Jeff Porcaro, causada por inalar um inseticida quando pulverizava o quintal de sua casa. Parece que ele já tinha problemas em suas vias coronárias por conta do uso de cocaína, segundo noticiaram, e acabou morrendo por ataque cardíaco um mês antes do lançamento oficial do álbum. Jeff foi substituído pelo talentosíssimo Simon Phillips para a turnê, e o baterista que ficou na banda por mais de vinte anos.

A tristeza da perda do amigo afetou consideravelmente os músicos do Toto e toda esta emoção foi canalizada no álbum seguinte, o ótimo "Tambu".

Tracklist:
Gypsy Train	
Don't Chain My Heart	
Never Enough	
How Many Times	
2 Hearts	
Wings Of Time	
She Knows The Devil	
The Other Side	
Only You	
Kingdom Of Desire	
Jack To The Bone


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaStarfish64 - The Crimson Cabinet (2020)

    13/11/2020

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Give My Regards To Broad Street (1984)

    11/05/2018

  • Image

    ResenhaBlackfield - Blackfield (2004)

    29/01/2018

  • Image

    ResenhaN'Tribe - Root'n' Branch (2019)

    30/07/2019

  • Image

    ResenhaToto - Isolation (1984)

    12/04/2021

  • Image

    Resenha3 - To The Power Of Three (1988)

    06/02/2019

  • Image

    ResenhaBruce Dickinson - Tattooed Millionaire (1990)

    24/03/2020

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - Somewhere In England (1980)

    27/07/2020

  • Image

    ResenhaArchon Angel - Fallen (2020)

    12/05/2021

  • Image

    DivulgaçãoLyria: Aline Happ em campanha para álbum solo

    21/11/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Kingdom Of Desire

Álbum disponível na discografia de: Toto

Ano: 1992

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Kingdom Of Desire



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.