Resenha

Sirens

Álbum de Savatage

1983

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

06/05/2021



Estreando com o pé direito

O Savatage chegou com energia e dedicação para seu debute. "Sirens" é um belo trabalho, pesado, direto e eletrizante. A banda tinha tanto material pronto para as primeiras sessões de estúdio que gravaram um álbum e um EP.

Formada inicialmente pelos irmãos Oliva, Jon e Criss, em 1979, a banda Avatar logo mudou de nome próximo ao lançamento deste trabalho por conta de direitos autorais que já protegiam o anterior. Começaram colocando um "S" no começo, mas não ficou legal, e assim Savatar virou Savatage, em um mix com a palavra "Savage". Dotados de enorme talento musical e com uma certa experiência tocando em clubes no interior da Flórida, seu talento foi rapidamente notado e logo a banda conseguiu força para lançar o seu primeiro trabalho.

Hoje já sabemos que o Savatage cresceu absurdamente e expandiu todos os seus horizontes, sendo considerados influência dentro de estilos como power metal, progressive metal, speed metal, thrash metal, death metal e symphonic metal. Mas aqui, quem fala alto são os estilos heavy metal e hard rock.

Temos nove faixas e "Sirens" abre o disco com um dedilhado de guitarra bem sujo e denso, alertando o que vem por aí. Logo mergulhamos em um riff pesado e Jon entra com seus vocais recheados de drive e com belo alcance. Combinação perfeita. "Holocaust" vem depois seguindo a mesma levada: heavy metal puro. "I Believe" traz aquela pegada deliciosa do hard, mas ainda sim com riffs bem pesados. O título de "Rage" não decepciona o conteúdo da faixa. Aqui temos uma energia espetacular no estilão Judas Priest e bem direcionada ao thrash.
A segunda metade da bolacha começa com "On The Run" e um belo riff de abertura do saudoso Criss Oliva. O metal está de volta aqui, mais cadenciado, com espaço de sobra para o guitarrista brilhar. "Twisted Little Sister" tem um bom riff, pesado, mas é uma das faixas que não me agradam. "Living for the Night" traz um pouco da energia do Mercyful Fate, principalmente pelos vocais e, é claro, pelos riffs de guitarra, lembrando que "Sirens" foi lançado meses antes de "Melissa" e é apenas uma comparação de som. Falando em som, "Scream Murder" é simplesmente destruidora. Baixo de Keith Collins e guitarra de Criss quebrando tudo em muito peso e melodia. Bom demais! E se você precisa respirar, "Out on the Streets" é o único momento. Uma baladinha hard conduzida em sua maioria pelo violão e que é OK, nada espetacular.

Com mais canções de qualidade disponíveis, a banda registrou nas mesmas sessões o EP "The Dungeons Are Calling", lançado no ano seguinte. O clima é o mesmo, pesado, então pode conferir os dois sem medo. Depois destes lançamentos, a banda enfim conseguiu contrato com a Atlantic Records para gravar "Power Of The Night" e enfim dar início à sua bela carreira no universo musical.

Tracklist:

Sirens	
Holocaust	
I Believe	
Rage	
On The Run	
Twisted Little Sister	
Living For The Night	
Scream Murder	
Out On The Streets


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaTony Banks - Still (1992)

    25/09/2017

  • Image

    ResenhaAccept - Blood Of The Nations (2010)

    14/12/2021

  • Image

    ResenhaSupertramp - Crisis? What Crisis? (1975)

    31/10/2019

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - Brainwashed (2002)

    05/08/2020

  • Image

    ResenhaRichie Kotzen - Salting Earth (2017)

    03/04/2018

  • Image

    ResenhaRick Springfield - The Snake King (2018)

    03/04/2018

  • Image

    ResenhaMr. Big - Defying Gravity (2017)

    08/02/2018

  • Image

    ResenhaKing Diamond - Abigail II: The Revenge (2002)

    28/01/2019

  • Image

    ResenhaSavatage - Fight For The Rock (1986)

    01/06/2021

  • Image

    ResenhaBryan Adams - You Want It, You Got It (1981)

    30/05/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Sirens

Álbum disponível na discografia de: Savatage

Ano: 1983

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,95 - 10 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Sirens



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.