Resenha

Private Parts & Pieces VIII - New England

Álbum de Anthony Phillips

1992

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

01/05/2021



Um exemplar clássico e altamente recomendado de Anthony Phillips

Antes de qualquer coisa eu já quero dizer que considero esse um dos melhores discos da série Private Parts and Pieces, soando talvez um pouco mais arredondado. Algo a ser mencionado no início também é que não se trata de um disco inteiramente instrumental, algumas – duas na verdade - músicas têm vocais. Apesar de ser mais progressivo do que qualquer outra coisa, não precisa de muita perspicácia para perceber o quanto que ele também carrega uma aura de música clássica e folk.  

Private Parts & Pieces VIII: New England se destaca para mim, no entanto, por reunir as respectivas forças de alguns dos álbuns anteriores da série. Não é exatamente novidade para ninguém que seja acostumado com os discos da série, encontraremos aqui algumas peças para violão, outras para teclados e até mesmo alguns números vocais – algo que nem sempre acontece. O que faz Private Parts & Pieces VIII: New England um pouco diferente é que suas composições parecem estar com uma maior densidade. Não se trata apenas de Phillips dedilhando no violão, mas nota-se também que houve um cuidado em tocar e elaborar cada segundo do material – embora eu sempre achei que ele fizesse isso, quero apenas dizer que senti isso em um grau maior aqui.   

Se em outros discos da Private Parts & Pieces o ouvinte pode sentir que as músicas acabam soando como uma – ainda que bela - coleção de peças independentes, aqui o fluxo parece mais agradável, fazendo com que possamos sentir um todo mais orgânico. New England pode ser considerado facilmente um dos mais consistentes discos de Ant.  

Para a gravação de New England, é bastante visível o quanto que Phillips relaxou com o uso de sintetizadores, decidindo mais por uma alternância entre instrumentos de cordas – principalmente violão, mas também ótimas incursões de bandolim – e piano. Há também as participações de alguns convidados que aparecem muitas vezes com instrumentos interessantes e exóticos como o pau de chuva e o tambor de cálice e que contribuem muito bem para a diversidade da paleta sonora do disco.  

Esse disco está repleto de amor e paixão, e ao menos que você tenha um coração de pedra, não é preciso de muito para sentir isso. Sua abordagem melódica, folk e de natureza acústica com sabor medieval às vezes soam como um sopro na espinha. Em alguns momentos tudo está mais voltado para a música clássica, outros soam experimentais e outros mais fáceis de ouvir. Não iria falar de nenhuma peça em específico, mas os mais de dez minutos de “Sunrise And Sea Monsters” é uma fusão incomum de um jazz fácil de ouvir com passagens experimentais e certamente se destaca no disco.  

Desde a sua peculiar arte da capa à variedade de peças acústicas solo, duo e arranjos, essa é sem a menor sombra de dúvida, uma das declarações musicais mais coesas de toda a carreira de Phillips. A composição e o melodizo estão em destaque, além de algumas fortes figuras rítmicas. Private Parts & Pieces VIII: New England é um exemplar clássico e altamente recomendado de Anthony Phillips.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaIT - We're All In This Together (2017)

    03/01/2018

  • Image

    ResenhaDialeto - The Last Tribe (2013)

    07/08/2021

  • Image

    ResenhaCoven - Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls (1969)

    08/05/2020

  • Image

    ResenhaSteve Morse - High Tension Wires (1989)

    11/01/2018

  • Image

    ResenhaCervello - Melos (1973)

    16/05/2018

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Aspirant Sunset (1991)

    22/03/2021

  • Image

    ResenhaVersailles - Le Trésor De Valliesres (1994)

    28/06/2021

  • Image

    ResenhaPremiata Forneria Marconi - L’isola di Niente (1974)

    16/06/2020

  • Image

    ResenhaAdrian Belew - Young Lions (1990)

    18/06/2020

  • Image

    ResenhaGilgamesh - Gilgamesh (1975)

    07/01/2022

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Private Parts & Pieces VIII - New England

Álbum disponível na discografia de: Anthony Phillips

Ano: 1992

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Private Parts & Pieces VIII - New England



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.