Resenha

A Pedra Do Gênesis

Álbum de Raul Seixas

1988

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

29/04/2021



Os homens passam, as músicas ficam...

Migrando frequentemente de gravadora Raul fez seu "derradeiro" testamento em Pedra do Genesis. Na verdade uma sequencia esperada de Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!, o segundo e último pelo selo Copacabana. Embora o álbum citado tenha relativo sucesso frente ao último (desconsiderando A Panela do Diabo com Marcelo Nova), esse, pela música Cowboy Fora da Lei, um dos hits da novela global Brega & Chique e também com canções mais animadas.
Evidente que a saúde de Raul estava em seus estágios finais, ainda que encontrássemos algumas grandes canções, nem de longe logra seu passado de composições geniais. 
Para o mal ou para o bem, Raul Seixas de qualquer forma consegue ser mais profundo que qualquer artista do rock e sem tanta pertinácia. E se pegarmos o cenário atual, cantado em português, nada de braçadas com qualquer álbum e dá umas três voltas a mais ... de costas e com um peso nos pés.

A capa resgata a velha vestimenta usada num dos programas de sua estreia no Sílvio Santos e hoje pertencente ao acervo ou fã clube criado por Silvyo Passos.
O livro nas mãos de Raul é O Despertar dos Mágicos de Louis Pauwels e Jacques Bergier, segundo os autores uma introdução ao realismo fantástico. 
Ainda sobre a ilustração, o maluco beleza queria usa-la em discos distribuídos nos EUA, sob o nome de Opus 666, um projeto que não teve tempo ou resultado. 
Na faixa título Raul mistura os grandes tesouros encontrados pela humanidade e cospe mais uma vez em cima de todos os dogmas e mistérios, como se colocasse o indivíduo em sua natureza real, diluindo qualquer tipo de misticismo. Incongruente pelo seu passado, e congruente se ouvirmos novamente Metamorfose Ambulante. 

A Lei se faz desnecessária para alguns, pois é quase um déjà-vu de Sociedade Alternativa. Até mais escancarada a "roubar" ou divulgar a ideia central de Aleister Crowley.
Suponhamos que seja forçação ou divulgação plena, compreenda como quiser. Mas não se perca tentando ler os livros de Crowley para entender Raul, até porque são livros para serem codificados a quem entende de alta magia, ou seja, você ficará boiando. Todavia a ideia central retrata mais abertamente as intenções do ocultista no texto Liber Oz da Lei de Thelema.

Check Up era figura antiga, com uma letra modificada e censurada a época, bem na onda de Bob Dylan. Gravada por Rita Lee com letra modificada também. Comenta sobre a pilha de remédios que Raul tomava. 
Podemos constatar já pelo álbum Metrô Linha 743, que processo criativo definhava, do mesmo modo com A Lei, Check Up e também Não Quero Mais Andar na Contramão, o autor aproveita-se do passado para preencher o disco. No caso da ultima, uma versão de The No No Song, gravada por Ringo Star, que apesar de tudo ficou divertida e encabeça como sucesso no disco.
Ainda com o country de Fazendo o que o Diabo Gosta e I Dont Really Need Anymore, o trabalho mantinha um nível bom, mas nada indispensável.

Lua Bonita, cujo a gravação original é de Zé do Norte, um forró antigo ou algo do tipo, exposta aqui com mais tristeza, muito pela linha de piano e o vocal ébrio, tirando a animação original e ao que parece, jogando-a para outro contexto. 
Senhora Dona Persona (Pesadelo Mitológico n* 3) é um bom rock 'n roll. Até hoje não compreendo fielmente sua letra, vi inúmeras explicações. Dizem que Silvyo Passos contou sobre o que se tratava, mas não achei o vídeo. 

Para fechar, uma das músicas mais tristes e subestimadas do cantor, Areia da Ampulheta. Com uma reviravolta final que faz-se refletir o que Raul enxergava na humanidade e até em si. Sobre a adestração do ser humano e sua ignorância.
Mal sabia o escritor que as verdades descritas tomariam mais caldo nos dias atuais, como sopa dos diabos. Gente idolatrando políticos, pessoas confinadas em casas de programas de TV, para serem julgadas, e mais uma série de besteiras que provam de vez que Raul foi um cometa de lucidez a passar por aqui. 

Morreu pouco tempo depois, após várias turnês com Marcelo Nova, levado por uma pancreatite. Morreu por azar ou sorte, para não ver até que ponto o potencial da estupidez humana poderia chegar, mesmo que soubesse desde os anos 70.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAndré Christovam - Mandinga (1989)

    06/12/2018

  • Image

    ResenhaRush - Feedback (2004)

    12/12/2019

  • Image

    ResenhaOsamu Kitajima - Dragon King (1981)

    28/11/2018

  • Image

    ResenhaVan Halen - A Different Kind of Truth (2012)

    02/08/2019

  • Image

    ResenhaSack Trick - Sheep in KISS Make Up (2005)

    27/11/2018

  • Image

    ArtigoAh, os fãs ...

    19/07/2018

  • Image

    ResenhaIan Gillan - Naked Thunder (1990)

    18/10/2020

  • Image

    ResenhaSlayer - South Of Heaven (1988)

    31/10/2018

  • Image

    ResenhaStone Age A.D. - The Awakening of Magicians (2018)

    10/11/2018

  • Image

    ArtigoVinil e Compact Disc, dicas e cuidados para os novos colecionadores

    07/11/2019

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

A Pedra Do Gênesis

Álbum disponível na discografia de: Raul Seixas

Ano: 1988

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre A Pedra Do Gênesis:

  • 29
    mai, 2020

    Incomodando os puritanos

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de A Pedra Do Gênesis



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.