Resenha

The Real Thing

Álbum de Faith No More

1989

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

16/04/2021



O caldeirão sonoro de Mike Patton

No final dos anos 80, o Faith No More já era uma banda excêntrica com dois discos lançados. O grupo misturava hard rock, funk, rap e jazz, somado a experimentalismos e a energia vindo do punk. Mesmo fazendo uma combinação original, a banda não conseguia chegar ao sucesso, era como se faltasse algo que desse liga as diversas influências apresentadas.

Foi então que o grupo decidiu dispensar seu antigo vocalista Chuck Mosley e trazer o tresloucado Mike Patton. O novo vocalista veio do Mr. Bungle,  banda californiana relativamente conhecida por sua música experimental. Patton estava acostumado com aquele tipo de sonoridade e rapidamente escreveu todas as letras do álbum.

Além de atuar como principal letrista com extrema facilidade, a interpretação do vocalista foi determinante para a consolidação da sonoridade da banda, uma vez que o estilo debochado / agressivo / melódico de Patton se ajustou como uma luva no vasto caldeirão sonoro do quinteto.

Então o grupo entrou no Studio D, em Sausito, Califórnia, sob o comando de Matt Wallace (Deftones, REM), para gravar o terceiro disco da banda, que optou por seguir o conceito sonoro que vinham construindo, porém, buscando uma evolução na construção dos temas, uma vez que Mike trouxe muito do seu estilo para o grupo.

“From Out of Nowhere” que abre o álbum, traz uma  guitarra quase punk dividindo espaço com os teclados até a entrada dos vocais, mostrando o grupo com um maior esmero na criação dos arranjos; Mas a segunda faixa, “Epic” que realmente colocou o grupo em evidência. Seus vocais em hip hop cantados sobre o baixo grooveado de Bill Gould, contrastavam com o refrão melódico e pesado. O clipe da canção passou incessantemente na MTV americana e brasileira, elevando o nome do grupo a uma das principais revelações da nova década; 

Outros destaques: A rápida e pesada “Surprise You´re Dead”, quase um thrash, calcada em no riff de guitarra de Jim Martin; “Zombie Eaters” que tem uma entrada cinematográfica e despenca repentinamente para vocal meio rap e camadas de guitarras pesadas. É incrível a quantidade de nuances e variações contidas nesta única faixa;

O cover para “War Pigs” é uma das melhores releituras de todos os tempos de uma música do Black Sabbath. O destaque absoluto é do baterista Mike Bordin, uma dos grandes discípulos de Bill Ward. O músico se sentiu em casa interpretando a canção; E ainda vale menção de “Edge of the World” uma balada extremamente jazzística calcada no piano Roddy Bottum e uma interpretação despojada de Patton;

“The Real Thing” foi lançado no final de 1989, trazendo uma mistura inimaginável dentro do universo do rock, mas só conseguiu evidência a partir do ano seguinte, uma vez que o clipe de “Epic” passou a ser vinculado em janeiro de 90. No Brasil, o nível de popularidade da banda atingiu as alturas com sua participação na segunda edição do Rock in Rio II em 1991.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGenesis - Seconds Out (1977)

    18/03/2018

  • Image

    ResenhaDavid Sanborn - Another Hand (1991)

    18/12/2021

  • Image

    ResenhaPat Metheny - American Garage (1979)

    10/05/2019

  • Image

    ResenhaKirk Hammett - Portals (2022)

    25/04/2022

  • Image

    ResenhaNeil Young - Neil Young & The Bluenotes: This Note's For You (1988)

    15/07/2018

  • Image

    ResenhaPaul Rodgers - The Royal Sessions (2014)

    18/03/2018

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - Tatoo You (1981)

    11/04/2020

  • Image

    ArtigoGinger Baker: 80 anos descendo o braço!

    20/08/2019

  • Image

    ResenhaJethro Tull - The Zealot Gene (2022)

    30/01/2022

  • Image

    ArtigoJohn Paul Jones: A Âncora do Led Zeppelin Completa 76 anos!

    03/01/2022

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Real Thing

Álbum disponível na discografia de: Faith No More

Ano: 1989

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,62 - 8 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre The Real Thing:

  • 02
    fev, 2020

    Elevando os padrões

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de The Real Thing



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.