Resenha

Summereve (Part I Of SeasonCycle Suite)

Álbum de Höstsonaten

2011

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

12/04/2021



O Verão encerra a The Season Cycle com uma trilha sonora progressiva e calorosa

Então que na ilha progressiva contemporânea nasceu um novo Vivaldi, afinal, é chegado ao fim de uma conquista única de Fabio Zuffanti nos anais do rock progressivo ao finalizar enfim a sua The Season Cycle através do quarto disco da série que descrevem as quatro estações do ano – sendo esse, cronologicamente o primeiro, pois como eu disse em todas as resenhas, os lançamentos ocorreram de trás pra frente. De obras anteriores cada uma com sua característica própria, como a delicada Springsongs, para o entorpecentemente lindo Wintertrough e a intensa Autumnsymphony, o loop agora está completo com a escaldante Summereve.  

Com certeza se trata de uma realização vertiginosa digna dos grandes compositores clássicos, sublinhando muito bem a liberdade que os artistas podem ter hoje, onde são completamente libertos das amarras e das expectativas, além das exigências corporativas que podem limitar o poder de criação de um músico.  

Não apenas Zuffanti, mas toda a banda continua a exibir uma incrível criatividade, visão e destreza que abraçou todas as gloriosas tradições de composições clássicas, mas dentro de um contexto sinfônico progressivo firme. Com a chegada de um disco que representa o Verão, nada mais justo que sejamos agraciados com uma trilha sonora progressiva e calorosa.  

A atmosfera musical é quase sempre muito sutil e tece seu caminho para o fundo de algumas das passagens do álbum, dando ao ouvinte uma pista auditiva suficiente para imaginar seu próprio acompanhamento visual. Passando – como acontece em todos os discos da série - essa ideia de sentido abstrato, onde há momentos em que a música fala de chuvas estrondosas de verão, amanheceres brilhantes, jardins em plena floração e pomares coloridos, mesmo sem precisar de um vocalista pra isso. Para tal ideia pastoral, novamente a banda usa de harmonias exuberantes, mellotrons, teclados e guitarras sempre executados com bom gosto de todas as formas. A sonoridade é bastante vintage, soando como algo que pudesse ter sido escrito há várias décadas, sem contar que como sempre cada instrumento pode ser ouvido com clareza.  

 Quando se fala da quarta parte de uma série de discos, é inevitável que alguns comentários se repitam, mas a sensação causada pela trilha sonora de Summereve permite que a natureza instrumental do trabalho prospere muito bem. Embora a instrumentação sinfônica do rock progressivo sinfônico geralmente tenha resultado no trabalho de um tecladista, sempre existem instrumentos clássicos reais em ação quando falamos de Hostsonaten, o que acaba contribuindo mais ainda para a sensação distintamente orgânica da música.   

O final da The Seasons Cycle marca a desfecho de um projeto ambicioso e de resultado grandioso. Em Summereve acontece uma repetição de tema – algo que não havia acontecido ainda – quando ao encerramento de sua primeira faixa, “Season's Ouverture”, a banda toca o mesmo que foi feito na última peça de Springsong, “Toward The Sea”, com a diferença de que na primeira o tema é feito em um sintetizador, enquanto que na segunda é utilizado uma gaita de foles. Summereve é o final – ou melhor dizendo, o começo - perfeito, são quarenta e quatro minutos de um álbum lindo e sinfônico, além de edificante e temperamental.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaCaptain Beyond - Captain Beyond (1972)

    15/06/2021

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Machine Head (1972)

    03/05/2021

  • Image

    ResenhaFates Warning - A Pleasant Shade Of Gray (1997)

    29/04/2022

  • Image

    ResenhaLos Canarios - Cycles (1974)

    08/02/2022

  • Image

    ResenhaA.C.T - Imaginary Friends (2001)

    23/10/2020

  • Image

    ResenhaSteely Dan - Aja (1977)

    29/09/2017

  • Image

    ResenhaUnivers Zero - Univers Zero (1977)

    22/01/2022

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Journey To The Centre Of The Earth (1974)

    02/02/2018

  • Image

    ResenhaKristoffer Gildenlow - Let Me Be a Ghost (2021)

    11/11/2021

  • Image

    ResenhaAfter Crying - Overground Music (1990)

    12/11/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Summereve (Part I Of SeasonCycle Suite)

Álbum disponível na discografia de: Höstsonaten

Ano: 2011

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Summereve (Part I Of SeasonCycle Suite)



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.