Resenha

Winterthrough

Álbum de Höstsonaten

2008

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

12/04/2021



Uma viagem musical por todas as belezas e adversidades do Inverno

Como o nome sugere, aqui a música é focada na estação de Inverno, por tanto, Winterthrough apresenta uma atmosfera mais sombria. O disco marca o terceiro capítulo da série - que foi lançada de trás pra frente. Novamente o álbum é totalmente instrumental – exceto por algumas falas em italiano como ocorreu no disco interior. Musicalmente o disco também segue a mesma linha de Springsong, porém, com uma influência celta em menor – ou quase nenhum - grau. O clima geral é mais sombrio, ainda pastoral, romântico e triste, com algumas crescentes de fragmentos lentos e hiptnóticos a um progressivo sinfônico totalmente melódico e notas de jazz e música étnica. Também possui uma excelente adição da seção de metais que torna o som mais apaixonado e abundante. 

As dez composições do disco podem ser divididas em sete peças mais curtas – que variam entre um e quatro minutos – e outras três mais longas – que variam de seis a treze minutos. As peças mais curtas são coloridas com uma musicalidade de extremo bom gosto e com uma ampla gama de intrumentos, como violões vibrantes, percussão variada, guitarra elétrica, piano, teclados vintage e intrumentos de sopro. As peças mais longas possui um tempo maior para que haja uma variação, soando dentro do que de melhor existe em uma contemplação na música progressiva, uma aventura instrumental serenamente nostálgica que se deleita na expressão quase clássica da estação mais fria do ano. Três faixas em uma entrega progressiva completa, com todos os instrumentos inspiradíssimos, teclas exuberantes, piano ondulante, baixo suave e uma infinidade de detalhes percussivos, sem deixar de mencionar os solos eletrizantes de guitarra e instrumentos de sopro inspirados. 

No geral, a música encontrada é bastante melancólica, romântica e bem fluida. Se em Springsong o espirito celta parecia dominar as faixas, aqui a banda se entrega ao sentimento italiano clássico do tipo que provoca arrepios na espinha. A sonoridade é mais cimentada nos anos setenta e muitos dos “truques” composicionais são retirados de bandas como Genesis – a banda inglesa que mais influenciou e influencia o progressivo italiano -, Celeste e algumas pitadas até mesmo de Premiata Forneria Marconi. Winterthrough é uma obra que leva o ouvinte em uma viagem musical por todas as belezas e adversidades do inverno.  

No fim das contas, Winterthrough entrega uma bela tradição italiana da música sinfônica mediterrânea com um sabor de tristeza. A música é extremamente bem arranjada de uma forma complexa, porém, a ênfase continua no valor melancólico e estético. Fabio Zuffanti é um músico sensacional e criou a atmosfera de inverno certa, juntando arranjos complexos com uma música que é altamente estilisticamente aperfeiçoada.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBetween The Buried And Me - The Parallax II: Future Sequence (2012)

    18/05/2022

  • Image

    ResenhaAgalloch - The Serpent And The Sphere (2014)

    17/05/2022

  • Image

    ResenhaAgalloch - The Mantle (2002)

    10/06/2020

  • Image

    ResenhaHiromi Uehara - Spectrum (2019)

    04/09/2020

  • Image

    ResenhaLatte Miele - Passio Secundum Mattheum (1972)

    18/04/2020

  • Image

    ResenhaAtomic Rooster - Atomic Rooster (1970)

    27/11/2019

  • Image

    ResenhaAnima Mundi - I Me Myself (2016)

    18/03/2020

  • Image

    ResenhaPain Of Salvation - The Perfect Element: Part I (2000)

    31/07/2020

  • Image

    ResenhaQueen - The Works (1984)

    25/10/2019

  • Image

    ResenhaPremiata Forneria Marconi - Per Un Amico (1972)

    20/10/2017

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Winterthrough

Álbum disponível na discografia de: Höstsonaten

Ano: 2008

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Winterthrough



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.