Resenha

Earth Opera

Álbum de Earth Opera

1968

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

09/04/2021



Não é influente ou essencial, mas continua sendo um bom disco da era psicodélica

Quando os principais arquitetos para a criação da Earth Opera, David Grisman e Peter Rowan decidiram forma-la, a dupla já tinha bastante experiência em bandas. Rowan com a Blue Grass Boys de Bill Monroe e The Mother State Entertainers e Grisman com a The Even Dozen Jug Band e The New York Ramblers. Tiveram o seu início apenas como dupla folk, onde começaram a criar um estilo musical excêntrico. Com a ideia de formar uma banda completa, a dupla recrutou John Nagy (baixo), Bill Stevenson (teclados), Billy Mundi (bateria e percussão), Paul Dilon (guitarra). Não demorou muito para que a banda conseguisse apoio para gravar o seu disco de estreia. O som era uma mistura de pop psicodélico, rock e folk, além de umas pitadas de jazz com outros gêneros díspares, como country e bluegrass.  

Apesar de uma instrumentação bastante singular, não foi apenas isso que fez com a Earth Opera se destacasse, os vocais muitas vezes bizarros de Peter Rowan também contribuíram bastante para isso – seja para o bem ou para o mal. As letras estavam em grande sintonia com aqueles tempos e atacavam fortemente poderes invasivos que estavam devastando o Vietnã em uma guerra incessante que continuava a mandar um grande fluxo de soldados mortos de volta ao continente americano.  

Earth Opera era uma banda altamente experimental e não precisa de muito para poder enxergar isso. Possuam segmentos folk orquestrados que “brigavam” com algumas explosões psicodélicas carregadas de um órgão pesado. Notava-se também influência nos Byrds através do seu folk rock, guitarra e bateria de influência jazzística e até um pouco do country rock do Grateful Dead. Se isso já não é o bastante, a banda em alguns momentos entrega trechos de segmentos de rangtime, tendo no meio disso tudo, utilização em primeiro plano de instrumentos menos utilizados no rock – embora a banda nem sempre pareça ser de rock – como o vibrafone. Por último, mas não menos importante, nota-se algumas referências vagas a álbuns dos Beatles, como o clássico Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club.  

Certamente que o estilo vocal de Rowan é um dos maiores – ou O maior - obstáculos para que o ouvinte penetre na fortaleza sinfônica do álbum. Para muitos não costuma ser visto como um disco genuinamente de rock – apesar de seus lampejos. Acho mais acertado considerá-lo um álbum de folk vestido de trajes vistosos. Também possui alguns aspectos progressivos um pouco forçados e com isso faz com alguns ganchos melódicos se arrastem em excesso.  

No geral, o que temos aqui é um disco bastante interessante em termos históricos. Em termos de vendagem, acho que não vai ser nenhuma novidade se eu disser que ele fracassou e que não conseguiu atrair a atenção que a gravadora esperava. Não se trata de um disco influente ou essencial, mas mesmo assim, continua sendo um bom registro.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaHaken - The Mountain (2013)

    20/05/2018

  • Image

    ResenhaGalahad - Quiet Storms (2017)

    20/10/2017

  • Image

    ResenhaHaken - Visions (2011)

    26/02/2020

  • Image

    ResenhaRaw Material - Raw Material (1970)

    16/04/2021

  • Image

    ResenhaMagenta - Seven (2004)

    30/10/2018

  • Image

    ResenhaThe Tea Club - Grappling (2015)

    22/04/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Retro (2006)

    13/08/2020

  • Image

    ResenhaEcholyn - Mei (2002)

    11/01/2022

  • Image

    ResenhaGungfly - On Her Journey To The Sun (2017)

    08/10/2017

  • Image

    ResenhaCollegium Musicum - Konvergencie (1971)

    04/07/2018

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Earth Opera

Álbum disponível na discografia de: Earth Opera

Ano: 1968

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Earth Opera



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.