Resenha

Imagem E Som

Álbum de Cassiano

1971

CD/LP

Por: João Pedro Feza

Usuário

08/04/2021



Já? Álbum de estreia de Cassiano completa 50 anos

Não deixa de ser curioso que a primeira faixa do álbum de estreia de Cassiano se chame “Lenda”. É justamente o que ele iria se tornar ao longo dos anos.

“Imagem e Som” foi lançado no começo de 1971 – um ano após Tim Maia estourar com “Primavera”, de Cassiano e Silvio Rochael. 

Cassiano não só incluiu sua “Primavera” no disco como também cita Tim na música seguinte, “Minister”. 

Paraibano, morador em algum ponto do Rio de Janeiro, Cassiano gravaria mais dois álbuns naquela década – que trazem, aliás, seus hits “Coleção” e “A Lua e Eu”, frutos de parceria com Paulo Zdanowski (ou simplesmente Paulo Zdan), ex-banda Brylho. 

Em 1991, Cassiano ainda seria o fio condutor do CD “Cedo ou Tarde”, hoje também encontrado no streaming, em duetos com fãs ilustres: Ed Motta, Marisa Monte, Djavan, Claudio Zoli, Sandra de Sá. Poucos discos, no fim das contas, para um talento tão transbordante.

Chamado, com toda a justiça, de gênio da soul nacional, o artista não construiu carreira fonográfica à altura de suas possibilidades e longevidade, mas veja: antes do primeiro trabalho solo ele já havia sido a alma do grupo Os Diagonais – cujo segundo e último vinil, o vibrante “Cada um na Sua”, foi lançado também em 71. Merece resenha própria.

Voltando ao “Imagem e Som”: o cantor, compositor e instrumentista assina, sozinho, três canções de uma beleza tão esplêndida e arrebatadora que é de chorar sem abrandamentos. Em “Uma Lágrima”, por exemplo, derrama-se: “Hoje o amor se faz em forma de canção”. 

Para “Não Fique Triste”, reserva uma popular mensagem de esperança: “Não fique triste amor / Todo o mal já passou”. Em 2021, Cassiano, ainda não.

E, em “Já”, piano, metais, bateria, baixo e voz formam uma massa sonora capaz de moer corações de osso ou titânio. “E um novo amor / Será nova glória / Para ser depois / Uma história em minha história".

O disco também tem as animadas “É Isso Aí”, do próprio Cassiano, e “Tenho Dito” – esta, composta com o amigo Tim.  

Se errei algo na citação das canções, meu amigo Otavio Valle, o Tatau, profundo conhecedor de Tim e Cassiano, saberá puxar minha orelha grande. 

São 12 faixas quinquagenárias, todas todas, com instrumental impecável e envolvente – fora as sinuosidades melódicas que dão um nó na cabeça da mesmice.

Cassiano, hoje com 77 anos, virou o mistério em pessoa. Não dá entrevistas (sigo sonhando) e sumiu de qualquer aparição. Coerente, reconheça-se, para o que ele é: lenda!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre João Pedro Feza

Nível: Usuário

Membro desde: 07/10/2020

"Sou apreciador de amigos, canções e cervejas. Jornalista. Corintiano. Quase otimista."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaIlly - Te Adorando pelo Avesso (2020)

    22/03/2021

  • Image

    ResenhaTaiguara - Viagem (1970)

    09/10/2020

  • Image

    ResenhaSilva - Cinco (2020)

    16/12/2020

  • Image

    ResenhaLorde - Solar Power (2021)

    14/09/2021

Visitar a página completa de João Pedro Feza



Sobre o álbum

Imagem E Som

Álbum disponível na discografia de: Cassiano

Ano: 1971

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,25 - 2 votos

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Imagem E Som



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.