Resenha

A Página do Relâmpago Elétrico

Álbum de Beto Guedes

1977

CD/LP

Por: Tarcisio Lucas

Colaborador

05/03/2018



Rock Progressivo made in Minas!

Beto Guedes é uma figura importantíssima dentro do cenário da música brasileira. Além de ter feito parte do lendário Clube da Esquina – ao lado de nomes como Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toninho Horta, Tavinho Moura, entre outros, além de grandes letristas como Fernando Brant, Ronaldo Bastos e Murilo Antunes –o cantor/compositor tem uma carreira bastante produtiva e regular.
Misturando influências as mais diversas, como a música regional mineira, a Bossa Nova, o Tropicalismo, além do Rock progressivo do Yes, a psicodelia dos Beatles , o que o músico sempre ofereceu foi um som aparentemente simples, gostoso e fácil de digerir, mas que de fato possui grande complexidade musical, instrumental e até mesmo lírica.
Junto com Novelli, Toninho Horta e Danilo Caymmi, o músico já havia lançado 4 anos antes desse “A Página do Relâmpago Elétrico” um disco bastante trabalhado, totalmente calcado no rock progressivo, mas no qual já era totalmente possível discernir o som que faria em sua carreira.

Aqui temos o primeiro lançamento oficial do cantor dentro de sua própria discografia. Entre composição, execução e letras, temos a participação de artistas como Milton Nascimento (na composição de Maria Solidária), Flávio Venturini (na instrumental e totalmente “Yes” Chapéu de Sol), Tavinho Moura, Ronaldo Bastos, Murilo Antunes (na musica “Nascente”, junto com Flávio Venturini), entre outros. Ou seja, quase que uma “continuação” do Clube da Esquina.
O que podemos ouvir é a união perfeita entre o progressivo de seu trabalho anterior com a veia brasileira dos trabalhos seguintes.
Algumas músicas, como “A Página do Relâmpago Elétrico”, “Chapéu de Sol”, “Tanto” apresentam a verve progressiva, especialmente nos timbres dos instrumentos, sendo a maior influência a banda já citada anteriormente, o “Yes”.
No lado mais brasileiro, o que temos é algo bem próximo o que seus conterrâneos estavam fazendo, que era abordar temáticas bastante pessoais com um pouco de regionalismo, em arranjos bem elaborados e complexos.
Algumas musicas deste disco tiveram uma grande penetração midiática, especialmente "Maria Solidária" e "Nascente", ambas transformadas em temas de novela (no caso de Maria Solidária, mais de uma vez), e que até hoje fazem parte do cancioneiro popular forjado naquela época.

O disco se encerra com a música "Belo Horizonte", uma espécie de chorinho "torto", uma homenagem do cantor não apenas à cidade, mas sim à todo o estado de Minas, homenagem essa mais que bem merecida, pois se fizermos uma lista de grandes nomes da música que surgiram ali - lista essa que vai de Milton Nascimento até Sepultura - veremos a grandeza musical desse estado.
Outro ponto característico do cantor é a forma como ele trabalha as letras; de forma bastante imagética. Mesmo quando a proposta é abordar um relacionamento, ele sempre faz referências às cores, ao sol, à mata, ao luar...assim como de seus camaradas Flávio Venturini e Milton, como se a música e a realidade interior do artista pudessem ser expressas de forma precisa pela própria natureza circundante, e vice versa.
Mas o músico vai além de sua geografia: na música "Salve Regina", temos influências claras de musica nordestina, na música "Bandolins" uma série de solos que nos remetem à musica latino americana fora do nosso país, como a música chilena e peruana.

Enfim, Beto Guedes é Minas, Beto Guedes é Brasil, é tudo isso e um pouco mais!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tarcisio Lucas

Nível: Colaborador

Membro desde: 16/10/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaHeavenly - Coming From The Sky (2000)

    21/02/2019

  • Image

    ResenhaBlackmore's Night - All Our Yesterdays (2015)

    13/06/2018

  • Image

    ResenhaGilberto Gil - Gilberto Gil (Frevo Rasgado) (1968)

    22/03/2018

  • Image

    ResenhaKreator - Renewal (1992)

    15/09/2018

  • Image

    ArtigoUntil The Light Takes Us: Um documentário sobre o Black Metal

    02/03/2019

  • Image

    ResenhaGene Loves Jezebel - Promise (1983)

    26/07/2019

  • Image

    ResenhaTheatre of Tragedy - Velvet Darkness They Fear (1996)

    13/10/2018

  • Image

    ResenhaChristopher Lee - Charlemagne: By The Sword And The Cross (2010)

    05/01/2018

  • Image

    ResenhaThe Sisters Of Mercy - First And Last And Always (1985)

    26/07/2019

  • Image

    ResenhaUnholy Outlaw - Kingdom of Lost Souls (2019)

    28/12/2019

Visitar a página completa de Tarcisio Lucas



Sobre o álbum

A Página do Relâmpago Elétrico

Álbum disponível na discografia de: Beto Guedes

Ano: 1977

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,25 - 2 votos

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de A Página do Relâmpago Elétrico



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.