Resenha

Courting The Widow

Álbum de Nad Sylvan

2015

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

21/03/2021



Sincera homenagem ao Genesis

Não muitos músicos experimentam a emoção de conhecer seus ídolos e influências e muitos menos logram tocar com suas inspirações. Imagine a emoção de Nad Sylvan, quando Steve Hackett ligou para ele em abril de 2012, convidando-o para cantar em 3 faixas de Genesis Revisited II, onde o ex-guitarrista regravou faixas de sua clássica banda prog. A colaboração foi mais além e Sylvan viajou o mundo em shows com Mestre Hackett.

O parentesco vocal com Peter Gabriel e Phil Collins deve ter pesado deveras para o convite. Fã confesso do Genesis, à semelhança vocal some-se forte influência sonora, ambas presentes no álbum Courting the Widow, trabalho solo de Nad Sylvan, lançado em outubro, de 2015. A maior parte do álbum pode ser descrita como uma banda prog em fins dos 70’s homenageando o Genesis. Basta escutar a abertura midtempo de Carry Me Home para ser transportado à época do lançamento de Duke. A voz do norte-americano criado na Suécia certamente causará a mesma celeuma entre fãs genesianos, quando a enxurrada de grupos Neo Prog de outrora emulava o cantar de Gabriel/Collins. Cópia ou acaso de semelhança, é preciso algum tempo para se acostumar, porque a comparação (desfavorável para Sylvan) é inevitável.

Os teclados são puro Tony Banks; atente para aquele som assobiado das teclas na faixa-título. As guitarras são maciçamente Hackett; confira os 9:41 sublimes minutos de Echoes of Ekwabet, com solos de flauta e guitarra capazes de emocionar montanhas. Ponto everéstico de Courting the Widow; saudosistas do Genesis progressivo chorarão.

Há até tentativa de Supper’s Ready. To Turn the Other Side é uma suíte de mais de 22 minutos, cheia de mudanças de ritmo e tempo, instrumentação variada, epítome do prog sinfônico. Mas, jamais consegue elevar-se ao patamar de Echoes of Ekwabet. Canções quilométricas como Close to the Edge, do Yes; Remember the Future, do infelizmente esquecido Nektar e, claro, Supper’s Ready conquistam o interesse logo no início. To Turn the Other Side não, e jamais ultrapassa o nível de boa. Até arrepia imaginar o que Nad teria conseguido se tivesse recheado a melodia superior de Echoes e fizesse dela o épico do álbum.

Nas 4 canções finais a sombra genesiana é menos evidente e Sylvan exerce um prog ainda setentista, mas mais genérico no bom sentido. Ship’s Cat é fofura que conquistará gateiros e a derradeira Long Slow Crash Landing abre como marcha de bolero raveliano para incorporar a guitarra de Mestre Hackett em pessoa, costurando com elegância pela faixa sisuda.

Courting the Widow suscitará amores e ódios: será visto como homenagem ou usarão o velho clichê “melhor álbum que o Genesis não fez”, será acusado de cópia barata. Muito mais homenagem que cópia, Sylvan deveria trazer sorrisos aos fãs de Genesis por vermos o legado ainda importando, 40 anos depois do período que influencia mais o álbum.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJamila Woods - Heavn (2016)

    12/11/2020

  • Image

    ResenhaRonan Keating - When Ronan Met Burt (2011)

    30/11/2020

  • Image

    ResenhaAngela Ro Ro - Selvagem (2017)

    23/04/2020

  • Image

    ResenhaTitãs - Nheengatu (2014)

    17/11/2018

  • Image

    ResenhaBryan Ferry - Avonmore (2014)

    14/09/2017

  • Image

    ResenhaThe APX - Amplified Experiment (2019)

    26/04/2020

  • Image

    ResenhaChain Reaktor - Homesick (2021)

    16/10/2021

  • Image

    ResenhaBernardo Bauer - Pássaro-Cão (2019)

    23/07/2020

  • Image

    ResenhaThe Specials - Encore (2019)

    10/02/2020

  • Image

    ResenhaKate Bush - Director's Cut (2011)

    21/02/2018

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Courting The Widow

Álbum disponível na discografia de: Nad Sylvan

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Courting The Widow



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.