Resenha

Índia

Álbum de Gal Costa

1973

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

19/03/2021



Musical em uma fluência sonora ambiciosa

Meu nome é Gal. Com certeza, essa mega artista poderia afirmar isso de boca cheia cada vez que subisse ao palco, visto o teor e conteúdo de sua obra e sua fonte de interpretação. 

O ano era 1973, o então 28º presidente Emílio Garrastazu Médici, que vinha desde 1969 ao poder e ficaria até 1974, era quem comandava a coisa toda. Apesar de nessa fase de Médici haver uma certa estabilidade política e até mesmo econômica, a fluente demanda de censura era muito fértil, e a arte como um todo sofreria de igual. Artistas seriam pontos alvos e Gal não escaparia da tal fonte. E esse fator ocorreu porque se a ordem era estabelecida dentro da economia, por outro lado, repressão e total perseguição. 

O povo vivia como consumidor de futebol, cinema e música era a divisão de escalas desde MPB, o Samba antigo e até mesmo o Rock ganhava espaço agora, além de Celi Campelo, vinha o "novo" Raul Seixas, na contra mão do som admitido pela elite e em contra ponto ao mais comum. 

Gal Costa, assim como outros companheiros musicais de época, surge então com "Índia", com a produção de Guilherme Araújo, através da Philips gravadora. Já em um início dotado de dificuldades, a foto de arte do disco feita por Antônio Guerreiro, com concepção de Wally Salomão, obteve censura. Na parte de frente, a sensualidade e exposição para época da cantora chamou atenção da censura e ainda assim, na parte de trás, foi amplamente censurada, sendo liberada somente agora 40 anos depois, porque Gal aparece nela como índia e com os seios de fora. 

A coisa toda piorou quando a artista foi chamada por causa de algum conteúdo do disco, algo como um interrogatório preliminar. O disco sendo censurado através da arte, foi então embalado por um plástico cinza que cobria a capa toda e assim era permitido sua comercialização. 

Falando de canções, aqui com direção musical de Gilberto Gil, o disco traz uma gama de canções em que Gal pode exercitar e mostrar toda sua qualidade enquanto interprete e sua técnica acompanhada. A faixa "Índia" acaba sendo um desses momentos. "Presente Cotidiano" e "Volta" de Lupicínio Rodrigues florescem em comum acordo.

Os agudos de Gal com sua voz embasada em alicerces técnicos, dão o charme precioso do disco, entoando ótimas passagens. Gil, Dominguinhos e Toninho Horta participam do disco com seus instrumentos botando fogo nos arranjos e melodias, e Menescal e Duprat dão o ar da graça também. "Desafinado" de Jobim e Mendonça encerra o trabalho com uma sutileza e força incríveis ao mesmo tempo. 

Disco pleno e fortalecido por elementos fortes, completos e muito acima do esperado, Gal manteve-se bem à frente com esse trabalho. Sua fonte exige do ouvinte atenção e ouvido apurado, pois cada intervalo de notas e cada peça aqui demonstra uma sensibilidade imensa.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMegadeth - So Far, So Good... So What! (1988)

    24/01/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - The X Factor (1995)

    31/07/2019

  • Image

    ResenhaImmortal - Damned In Black (2000)

    24/07/2020

  • Image

    ResenhaCannibal Corpse - Butchered At Birth (1991)

    26/05/2020

  • Image

    ArtigoAniversário: Fear of the Dark - 29 anos

    12/05/2021

  • Image

    ResenhaOzzy Osbourne - Blizzard Of Ozz (1980)

    22/03/2020

  • Image

    ResenhaElton John - Madman Across The Water (1971)

    07/01/2021

  • Image

    ResenhaLegião Urbana - Dois (1986)

    31/05/2021

  • Image

    ResenhaMercyful Fate - Time (1994)

    14/12/2018

  • Image

    ResenhaRamones - Road To Ruin (1978)

    01/05/2020

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Índia

Álbum disponível na discografia de: Gal Costa

Ano: 1973

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Índia:

  • 24
    mai, 2018

    O disco em que Gal opta mostrar seu lado mais luxuoso, complexo e sofisticado

    User Photo Tiago Meneses

Visitar a página completa de Índia



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.