Resenha

Magical Mystery Tour

Álbum de The Beatles

1967

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

06/03/2021



Experimentação

Não era para ser um álbum e acabou virando um EP duplo, e assim a história desse disco começou e deu margem a um disco que se faz inferior aos posteriores, mas não é indesejável na discografia.

Foi produzido por George Martin e inclui a trilha sonora do filme com um roteiro peculiar, que trouxe os The Beatles ao cinema de novo e amparou a banda de certa forma. O disco transcende a essência comum sonora dos fatos e força uma nova evolução na carreira do grupo.

Nos Estados Unidos ele chegou um tempo depois, comprimido em 11 canções e com a natureza de um LP somente. O filme não obteve a aceitação necessária, não por parte da vasta crítica, mas o disco acabou sendo vangloriado e altamente julgado como obra aceitável e pertinente ao novo padrão The Beatles.

Após o último, disco Paul queria um filme a qualquer custo, a ideia ia ser plantada mas sem roteiro, então, em uma alta concordância, um ônibus sairia com a banda e equipe e eles dentro do veículo passariam por momentos de aventuras mágicas. Óbvio que o roteiro pobre, prezando imagens e ótimas canções, seria apenas ok, pois o filme é falho e disco sucedido com êxito. Lançado no formato de rotação 33, a banda obteve a ordem de lançar um EP duplo, e não tinham até então um material vasto para o álbum completo ou muito para um duplo. O disco vinha em uma embalagem e trazia um livro com fotos do evento e afins.

O fato se deu entre mono e estéreo, alguns sons viraram vídeos e outros fatores. Em 1971, as edições saíram com mixagens e uma fonte bem regular sonora, inovação desde 1969, mas que na época do lançamento original não seria possível. "Magical Mystery Tour, saiu de um fadado limbo para chegar ao êxito sonoro e versátil. Tantos lançamentos e formatos diferentes forçaram o esquecimento do álbum durante anos, e isso é um fator até mesmo entre alguns fãs da banda.

Uma curiosidade seria a da faixa Baby, You' Re a Rich Man, que foi gravada com um instrumento que antecedeu o sintetizador chamado de Cravioline. Em Strawberry Fields Forever usaram o Mellotron. A banda estava bem adiante de seu tempo, embora problemas com produtos ilícitos e demais vícios tenham ficado em exagero no período. Fica visível na aparência da banda na época. 

A arte do trabalho ficou bem inusitada e famosa, e assim, a bolacha soa muito bem, com certeza, mas não é o que os músicos têm de melhor. I'm the Walrus faz uma citação brilhante em um ponto frenético, imaginário, e calçada sob a influência de Alice no País das Maravilhas. Hello Goodbye chega como engraçadinha, tem vídeo e as roupas do grupo soam clássicas. Em outro momento, Penny Lane, acabou sendo clássica e perfeita.

O empresário Epstein faleceu durante a gravação do álbum, ele teve uma overdose. O que causou diversos conflitos nos membros da banda.

Enfim um álbum que inovou, exagerou e sim acabou tendo ótimos momentos e também mais fracos. Do filme eu passo longe, pois é enjoativo e muito datado.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMotorhead - Bastards (1993)

    06/08/2020

  • Image

    ResenhaDestruction - Eternal Devastation (1986)

    11/10/2018

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Powerslave (1984)

    14/02/2019

  • Image

    ResenhaScorpions - Virgin Killer (1976)

    20/09/2018

  • Image

    ResenhaBon Jovi - These Days (1995)

    29/05/2021

  • Image

    ArtigoVídeo: Biografia do AC/DC

    21/09/2020

  • Image

    ArtigoVídeo: Scorpions, discografia comentada - parte 5

    21/10/2020

  • Image

    ResenhaJethro Tull - Heavy Horses (1978)

    12/11/2019

  • Image

    ResenhaOzzy Osbourne - The Ultimate Sin (1986)

    13/11/2018

  • Image

    ResenhaGuns N' Roses - Use Your Illusion I (1991)

    14/06/2020

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Magical Mystery Tour

Álbum disponível na discografia de: The Beatles

Ano: 1967

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,45 - 11 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Magical Mystery Tour:

  • 23
    abr, 2021

    Paul McCartney assumindo o controle dos Beatles

    User Photo André Luiz Paiz
  • 24
    fev, 2021

    Melhor álbum da banda mais influente de todos os tempos

    User Photo José Esteves

Visitar a página completa de Magical Mystery Tour



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.