
Resenha
The Sound Of Perseverance
Álbum de Death
1998
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
03/03/2021
A plenitude do metal
O disco parte de um momento em que as faixas integradas a ele seriam de um projeto solo do saudoso e habilidoso Chuck Schuldiner. A banda em questão seria o Control Denied, mas Chuck devia um álbum para sua gravadora, e assim ele decidiu por agrupar o material novo em um disco do Death. Seria o trabalho em que a musicalidade viria em primeiro passo, nada de Death Metal cru, vocais guturais e nem mesmo letras vazias. Desde o quinto disco, Chuck dava a entender que a banda sairia de um limbo e não teria limites, e assim a banda chegaria em um patamar acima de normal. Gravado no Morrisound Studios, famoso por sinal e com a assinatura de Jim Morria, além de Chuck é claro, o álbum chega muito sonoro, ele limita a outros grupos de mesmo estilo e coloca o Death como a grande banda da vez. Richard Christy na bateria, e que qualidade, aliás nessa área o Death já tinha se aventurado com Gene Hoglan, hoje no Testament. Shannon Hamm traz alicerce de outra guitarra e Scott Clandenin no baixo segura as linhas, mas sempre com delineamento de uma produção que insere o mesmo dentro da coesão com a bateria de Christy. O disco trafega entre Metal, técnicas e altas sonoridades com uma fonte de variações musicais, alternando tempos e mudando riffs em todo momento. Melodia com progressivo andam aqui como uma voraz evolução, o tratamento dado aos sons elege uma fonte de musicalidade muito expressiva. Desde a arte, a gente tem a impressão de uma obra fora dos padrões limitados do Death dos primórdios. As linhas de solos, na junção sobre os riffs, acabam semeando uma força essencial sobre o contexto todo, a fonte de idealização casa em perfeição com todo aparato. As notas entregues nas bases musicais, formam aqui um intercalar entre as evoluções dos compassos e conseguem determinar um padrão exato sobre a força de cada parte de cada som. Scavenger of Human Sorrow acaba sendo o início do álbum, contém uma gama de mudanças em sua musicalidade em tempos mais cadenciado e outros vorazes. Bite the Pain, em seu textual forte, mostra que a banda seguia sem frear sua condição de mutante em cima de um Metal pródigo e fértil. Spirit Crusher, outra forte canção e que consegue ampliar o leque de qualidades como bateria e guitarras. Uma das melhores. Flesh and the Power It Holds, perfeita e Voice of the Soul, instrumental, um passo adiante frente na carreira. Muito acima de média. Ainda existem outras faixas de cunho forte e necessário ouvir por igual, tais como Story to Tell. Para encerrar temos a versão do Judas para Painkiller, em que aqui, apenas os solos ficam a dever por igual, mas são bons. Legado clássico!
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

The Sound Of Perseverance
Álbum disponível na discografia de: Death
Ano: 1998
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,17 - 6 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar