
Resenha
Deep Purple
Álbum de Deep Purple
1969
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
25/02/2021
Audacioso
Um complemento que foi totalmente elaborado e lançado em 1969, entre problemas internos e que daria então, a partir daqui, uma nova direção ao grupo. A saída de Nick Simper, baixista, e do vocal que eu particularmente gosto, embora fique abaixo de Gillan, Rod Evans, trouxe um final que mexeu no som do grupo e conseguiu exercer um certo fascínio na época. Aqui, nesse disco Deep Purple de 1969, o terceiro legado do grupo, o ouvinte consegue sentir a noção e necessidade de Blackmore de inovar e passar a obter um ampla evolução musical. Se outrora eles tiveram a fonte do Art Rock, aqui a coisa mudaria de fato e entraria o vínculo com um som mais aprofundado. Gravado em Kingsway na Inglaterra, a banda navega entre uma porção sonora audaciosa entre sua fonte de Rock e sim, o som mais voltado ao instrumental e até mesmo sinfônico, com aquela fonte de que estavam se auto envolvendo em um limite fora de sua base mais comum. Lord (R.I.P), genial, ajudou Ritchie nessa empreitada toda e deu vida em uma obra muito generosa e voraz. Com um single em mãos, a obra deu continuidade aos poucos entre turnê e estúdio. O progressivo aparece aqui e a psicodelia de alguma forma continua em alguns complementos musicais do trabalho. A banda é um destaque em seu todo, Paice mostra habilidade enorme, assim como Ritchie e Lord. Why Din't Rosemary, navega em um Rock meio anos 60 e meio Hard, soa absoluta. Chasing Shadows abre a obra com Paice mandando ver e April, longa e marcante, não faz feio e mantém o gosto e nível bem acentuados. A versão de Lalena de Donavan ficou bem entusiasmada e mostrou uma persona mais interativa do grupo, uma pré-evolutiva do futuro da banda. Diferente, ousado e acima de tudo muito coeso.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Deep Purple
Álbum disponível na discografia de: Deep Purple
Ano: 1969
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,83 - 9 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Deep Purple:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar