
Resenha
Beatles For Sale
Álbum de The Beatles
1964
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
15/02/2021
Pressão da gravadora cria álbum pouco criativo
No auge da Beatlemania e no começo da invasão britânica após alguns shows nos Estados Unidos, a gravadora exigiu outro disco e os Beatles acataram, juntando partes dos shows das incessantes turnês com algumas versões de rocks dos anos 50. Se existe um disco para apontar um dos maiores erros da famosa era das gravadoras da década de cinquenta e sessenta, é esse. A pressão em lançar o maior número de discos no menor tempo possível colocou uma pressão no lançamento de um álbum que poderia muito bem ter sido incrível, mas considerando que nesse mesmo ano eles fizeram turnês nos Estados Unidos, um filme e um álbum apenas de músicas originais, teria sido um milagre. O que fica é um retrato de um momento musical em que os Beatles estavam ficando mais introspectivos e sérios, mas não o suficiente para agradar os produtores. Metade do disco são originais, e são originais de certa qualidade: nenhum do top de Hard Day’s Night, mas mesmo assim, de alguma qualidade. Como exemplos temos as músicas mais sombrias do início (“I’m a Loser”, “No Reply” e “Baby’s in Black”) são músicas boas, com Lennon mandando bem carregando o vocal adiante e a romântica clássica “Eight Days a Week” é um bônus a parte. Mas as versões são quase todas um desastre: “Kansas City Hey Hey Hey” não sabe exatamente o que quer ser e parece um karaokê que deu errado, “Words of Love” é tão derivativo que não parece nem ser Beatles; a única essencialmente boa é “Honey Don’t”, com o Ringo cantando e a música destripada ao mais simples possível. A melhor música do disco é “I’ll Follow the Sun”, uma balada muito bem feita sobre um término. Paul McCartney canta como se fosse a um amigo no trem indo embora, o violão sendo bem simples só fazendo um acompanhamento básico (até tem um micro solo), a batida que tem uma pegada bem acústica, e o Lennon que geralmente não se dá muito bem com vocais de apoio fica bem no fundo.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

Beatles For Sale
Álbum disponível na discografia de: The Beatles
Ano: 1964
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,07 - 14 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Beatles For Sale:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar