Resenha

Deformed By Law

Álbum de Expurgo

2018

CD/LP

Por: Mário Pescada

Colaborador

06/02/2021



Segundo disco consegue ser melhor ainda

Desde o debut "Burial Ground" (2010) até "Deformed By Law" (2018) já se foram 8 anos. Para uma banda underground, praticante de um mais de um dos estilos mais extremos do mundo do rock, o grindcore, não é pouco tempo - algumas bandas acabam bem antes disso, mas o EXPURGO continuou seguindo em frente, apesar das adversidades.

Nesse período, foram diversos shows em tudo quanto era local possível de tocar, troca de baixista, splits, ep´s, coletâneas, participação em tributo, etc., sempre mantendo vivo o nome da banda e ralando, ralando muito.

Eis que, finalmente em 2018, depois da grande estreia que deixou o mundo da música extrema de olho no quarteto belo-horizontino, a banda enfim pariu seu segundo e tão aguardado disco, o excelente "Deformed By Law" (2018).

Se por um lado esses oito anos demoraram a passar, o disco, assim como seu antecessor, é bem conciso: 27 faixas brutas condensadas em 38 minutos sônicos, que parecem durar menos tempo ainda devido a tanto peso e velocidade.

O disco não é um "Burial Ground II", não mesmo. Foram dados importantes passos além: a arte da capa é mais caprichada, refletindo perfeitamente as sombrias letras do disco e a gravação ficou mais grave que a anterior, deixando o som mais encorpado. Mas o que mais gostei foram os vocais: Egon está urrando mais forte do que nunca, sem entretanto vociferar as palavras em blocos (dá até para seguir as letras do encarte enquanto ele canta) e Philipe, com mais participação nas faixas com seus gritos rasgados, deixa tudo mais doentio.

"Ah, mas eu não gosto de grindcore". Meu amigo, esse disco não é indicado apenas a quem gosta de grindcore, ele pode ser ouvido tranquilamente (se é que é possível ouvir uma bomba sonora dessas assim) por qualquer um que goste de música extrema. Fãs de NASUM, CUT UP, VOMITORY, FACADA, WORMROT, DEATH TOLL 80K, NAPALM DEATH, SUFFOCATION e TERRORIZER, por exemplo, tem aqui um prato cheio. Duvida? Então ouça "Victimized", "Dead As Fuck", "Nasty Gut Feast", "Classic Utopia Of A Junkie Ambience", "Morgue Despair", "Sadistic Executioner", "Agateophobia" e "Grey Waste III", isso só para ficar em algumas.

O disco saiu pouco antes da ida da banda ao exterior para participar da vigésima edição do festival Obscene Extreme, um dos maiores eventos de música extrema do mundo, na cidade de Trutnov, República Checa. A definição do som da banda pelo festival foi: "um grindcore cheio de energia com elementos de death metal old-school e com a raiva incontestável dos esquadrões latino-americanos". Imagino a reação dos gringos depois que presenciaram os caras ao vivo...

Sem dúvidas, ainda que tardia da minha parte, justiça seja feita: "Deformed By Law" (2018) foi um dos melhores discos de 2018.

Formação:
Egon: vocais
Philipe: vocais/guitarra
Anderson: bateria
Sérgio W. Vilhena: baixo

(Resenha originalmente publicada no Whiplash.Net em 03/02/19)


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Mário Pescada

Nível: Colaborador

Membro desde: 12/03/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaHigh Spirits - Motivator (2016)

    06/05/2018

  • Image

    ResenhaScorpions. Minha Vida em Uma das Maiores Bandas

    22/12/2019

  • Image

    ResenhaCrossplane - Class Of Hellhound High (2013)

    08/06/2021

  • Image

    ResenhaDie For A Reason - A Reason To Die For (2020)

    02/11/2020

  • Image

    ResenhaAlice In Chains - A História Não Revelada

    05/07/2020

  • Image

    ResenhaPandemmy - Subversive Need (2021)

    13/07/2021

  • Image

    EntrevistaPhilipe Belisário

    10/02/2021

  • Image

    EntrevistaMarcel 'Celli' Mönning

    08/06/2021

  • Image

    EntrevistaToby Jepson

    12/06/2018

  • Image

    ResenhaSagrado Inferno - Bíblia Do Diabo (2019)

    08/09/2020

Visitar a página completa de Mário Pescada



Sobre o álbum

Deformed By Law

Álbum disponível na discografia de: Expurgo

Ano: 2018

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Deformed By Law



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.