
Resenha
Purpendicular
Álbum de Deep Purple
1996
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
04/02/2021
Conceito e complemento
Eu voltei a ouvir o Deep Purple quando adquiri esse disco em CD, quando logo depois do lançamento a banda acabou aportando no país para alguns shows. Foi uma ótima audição e aquisição, até hoje eu ouço esse álbum e penso que realmente a entrada de Morse foi necessária e também uma certa evolução. Grande produção e da própria banda, em um álbum que beira mais de 1 hora de som. Um único single, a grata canção Sometimes a Feel Like a Scream, com a forte mutação sonora de Morse em suas técnicas entre outros artefatos. Gillan, já sem a voz que lhe fez consagrado, remete o nível em manter a jornada viva. Por outro lado, Paice move tudo e mais um pouco sobre as faixas. Gravado na Flórida e com uma fonte de músicas ótimas, a banda já começa com a clássica Ted The Mecanic. Após ela temos Loosen my Strings, e assim chegamos a Cascades: Im Not your Lover. Um dos pontos altos da obra para meu gosto, seria Rosas Cantinas e não se esquecendo de Hey Cisco. Fechando com Perpendicular Waltz, a coisa toda ainda deixa com vontade de uma segunda parte. O álbum acontece como deveria, bem composto, mantendo o nivelamento de outrora, porém mais solto, já que Ritchie não estava ali para ficar ordenando e assim o som rola de forma impactante - não desmerecendo o genial Blackmore -, mas Purple precisava desse fôlego. Gosto desse disco desde de sua arte azul simplista até a última fonte de som exibida nele.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Purpendicular
Álbum disponível na discografia de: Deep Purple
Ano: 1996
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,87 - 15 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Purpendicular:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar