Resenha

She

Álbum de Caamora

2008

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

02/02/2021



She é uma belíssima ópera rock épica baseada em um romance clássico

Acho que qualquer pessoa que acompanhava a carreira do excelente Clive Nolan de 2008 para trás considerava a maioria de suas obras ao menos acima da média – exceto as com o Pendragon, neste caso acho que eram excelentes mesmo. Mas mesmo assim, também era perceptível que faltava no seu currículo algum tipo de peça musical ambiciosa e desafiadora para encaixar no seu estilo técnico e brilhante. Um álbum de proporções épicas melhor assim dizendo, algo que ele conseguiu através de, She, uma ópera rock épica baseada em um romance clássico do escritor de aventuras vitoriano H. Rider Haggard. Muito pomposa e bem elaborada, exatamente o que qualquer amante de música progressiva pode querer. 

Mas é claro que quando falamos deste álbum, não devemos falar apenas de Clive Nolan. Logo nos primeiros segundos de disco, ouvir Agneiszka Swita é ter a certeza o quão encantadora é a sua voz. Beleza, força, carisma e simpatia serão apenas alguns dos ingredientes que farão os ouvintes se apaixonarem por ela, fornecendo exatamente o que Clive não consegue que é o lado mais humano e carismático – apesar de que eu tenho que admitir que os vocais de Clive muitas vezes soarem surpreendentes.  

A variação musical é incrível, indo de simples e melódica para algo mais pomposo e autoindulgente, frenético e brilhante, isso sempre com boas e radicais mudanças em atos separados onde a força da composição pode ser apreciada. Sem a menor dúvida há algo para todos os gostos, sendo um verdadeiro playground para aqueles que amam variações musicais radicais e versatilidade. Todo o trabalho de arranjo é perfeito, sendo difícil até mesmo de apontar algum tipo de destaque, mas ainda acho que o trabalho de coral consegue sobressair. 

Agora essa parte é para aqueles que costumam ficar preocupado com qual gênero o disco segue, nesse caso em especial os caminhos são muitos e é praticamente impossível que alguém – que goste da música progressiva – não se sinta confortável em algum deles, pois tem de tudo, do neo progressivo clássico e sinfônico puro para um hard rock que em alguns momentos fazem fronteira com o metal progressivo. Em algum ponto, você vai encontrar algo que você goste. 

Sem a menor sombra de dúvida vale mencionar a voz fantástica de Christina Booth do Magenta como convidada do álbum, além da excelente formação de músicos, formada por gente que já rodou em grandes bandas da cena neo progressiva como IQ, Pendragon e Pallas. 

Este é o tipo de disco em que analisar música por música é algo errado, pois deve ser visto como uma longa peça conceitual de mais de duas horas de duração e apreciado como um todo. E pode ter certeza em que ele merece ser ouvido do começo ao fim sem pular nenhum segundo.  She é um disco bastante sólido e recomendado para qualquer amante não apenas de neo progressivo, mas de sua linha sinfônica.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBarock Project - Detachment (2017)

    28/09/2017

  • Image

    ResenhaBarclay James Harvest - Barclay James Harvest (1970)

    09/03/2019

  • Image

    ResenhaLebowski - Galactica (2019)

    18/02/2021

  • Image

    ResenhaLáquesis - Láquesis (2013)

    06/11/2020

  • Image

    ResenhaAdrian Belew - Twang Bar King (1983)

    28/08/2020

  • Image

    ResenhaRush - Permanent Waves (1980)

    31/01/2019

  • Image

    ResenhaGenesis - Wind & Wuthering (1976)

    01/11/2018

  • Image

    ResenhaFairport Convention - Unhalfbricking (1969)

    16/03/2020

  • Image

    ResenhaThe Flower Kings - Waiting For Miracles (2019)

    25/10/2019

  • Image

    ResenhaThe Doors - The Doors (1967)

    16/06/2018

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

She

Álbum disponível na discografia de: Caamora

Ano: 2008

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de She



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.