
Resenha
A Question Of Balance
Álbum de The Moody Blues
1970
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
01/02/2021
Simples demais e fragmentado demais
Com o som ficando complexo demais para apresentações ao vivo e a banda em ascensão conquistando mais e mais oportunidades para apresentações, eles decidem lançar um álbum com um som mais simples. O álbum faz bastante sucesso nos Estados Unidos e contém algumas faixas que são padrões da banda em shows ao vivo. Mais um álbum do Moody Blues, mais dos mesmos exatos problemas o permeando. Os vocais não são muito bons, as tentativas de psicodelismo são fundamentalmente anos 60 ao invés de serem progressivos, eles não usam direito a orquestra e a maior parte das composições não são muito boas, empregando paredes de som que não funcionam muito bem. De problemas novos temos o fato de que todas as músicas entram com crossfade da passada mesmo quando as duas músicas não tem nada a ver, o que prejudica a experiência um pouco. Porém, a simplicidade no som ajudou um pouco, trazendo em algumas instâncias um som mais limpo e mais original do que eles tentavam fazer antes e a utilização maior de guitarra fez eles saírem do pop para o rock progressivo de vez. A banda emprega o método Pink Floyd do começo da década de 70 para composição, com cada um escrevendo e cantando uma música. Com isso, a experiência se torna abstrata e nem um pouco coesa, o que dá ao álbum aquele clima de “greatest hits” sem hits. Porém, a abertura “Question” é boa, com um rock um pouco mais animado, e “It’s Up To You” também serve, com um rockzinho honesto com uma guitarra divertida. Tirando essas e a melhor do álbum, as músicas são um monte de refrões esquecíveis que se repetem mais do que deveriam, em especial “Melancholy Man”, uma balada triste que acerta o nome perfeitamente, dando melancolia em seja lá quem ouça. A melhor faixa do disco é “Tortoise and a Hare”, um outro rock mais rápido que funciona bem, com uma guitarra muito boa para o Moody Blues. É a única música do álbum inteiro que tem uma harmonia do vocal que valha a pena mencionar, mas a faixa em si é melhor do que os últimos três discos juntos.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

A Question Of Balance
Álbum disponível na discografia de: The Moody Blues
Ano: 1970
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,88 - 4 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre A Question Of Balance:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar