Resenha

On The Threshold Of A Dream

Álbum de The Moody Blues

1969

CD/LP

Por: José Esteves

Colaborador Especial

25/01/2021



Se o sonho é continuar na mesmice em plena revolução...

A banda tinha um contrato, o terceiro disco do grupo não tinha sido um fracasso obliterante de carreira, apesar de não ter sido bom, então eles se reuniram para gravar o disco álbum seguinte. O disco foi bem recebido pela crítica e alcançou certificação platina.

Pleno ano de 1969, virada da década, e a banda não evolui. É impossível não comparar com outras bandas da época: os Beatles estavam na vanguarda de uma revolução cultural que começou em 1967, o Pink Floyd fez um sucesso explosivo com Piper at the Gates of Dawn, mas a banda continua com um som igualzinho ao flower power do meio da década de 60. Parece que eles encontraram o mapa da mina com “Days of Future Passed” e depois ou esqueceram ou ignoraram. Nada nesse disco funciona bem, até as partes com alguma qualidade musical se perdem por conta dessa fusão aleatória entre psicodelismo randômico e músicas felizes de praia e luau. O desgaste seria normal se eles tivessem tentado permanecer naquela mistura orquestrada de rock com música clássica, mas eles não tentaram nada daquilo. De positivo, a flauta de Ray Thomas, que não é nada excepcional, dá uma textura interessante ao álbum.

A maior parte das músicas é Beatles do início, só que leve, se isso é possível. Algumas são levemente mais psicodélicas (“Lazy Day”), algumas caem pesado pro lado imbecil do Beach Boys (“To Share Our Love”) e uma das melhorezinhas, “Send Me No Wine”, parece Mungo Jerry sem o sarcasmo inerente do projeto. A banda acaba se tornando um anti-Pink Floyd, tudo é feliz e pouco explorado. Uma das diferentes é “Dear Diary”, com uma base bem jazz tipo “Pantera Cor-de-Rosa”, mas não é diferente o suficiente para salvar o disco.

O que poderia ter sido diferente o suficiente para mudar o disco seria a melhor música, que eu vou chamar de “Have You Heard”. São três musicas, mas se considerar a época e do que a banda se autointitula (rock progressivo, no caso), foi provavelmente concebida como uma música só. Tem elementos de música clássica, misturando violão com violoncelo e fica legal, até a música do meio, “The Voyage”, que é um instrumental psicodélico e interessante. O que mata é que existe qualidade e vontade de fazer algo mais psicodélico, mas a banda ou não quer ou não deixam a banda fazer. Depois, volta para “Have You Heard”, que parece tirar inspiração de “Strawberry Field Forever”, mostrando que eles tinham ouvido falar que existiu psicodelismo na década de 60. Realmente, a decepção da década de 60 foi o que o Moody Blues fez fora do “Days of Future Passed”.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial

Membro desde: 26/08/2020

"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaElf - Elf (1972)

    26/08/2020

  • Image

    ResenhaThe Mars Volta - De-Loused In The Comatorium (2003)

    21/10/2020

  • Image

    ResenhaAlice Cooper - Detroit Stories (2021)

    26/02/2021

  • Image

    ResenhaLindsey Buckingham - Buckingham Nicks (1973)

    06/01/2021

  • Image

    ResenhaThe Who - Who's Next (1971)

    10/09/2020

  • Image

    ResenhaThe Moody Blues - Days Of Future Passed (1967)

    29/08/2020

  • Image

    ResenhaPendragon - Love Over Fear (2020)

    22/12/2020

  • Image

    ResenhaCreedence Clearwater Revival - Mardi Gras (1972)

    28/10/2020

  • Image

    ResenhaYes - Yes (1969)

    25/09/2020

  • Image

    ResenhaGrace Potter - Daylight (2019)

    09/12/2020

Visitar a página completa de José Esteves



Sobre o álbum

On The Threshold Of A Dream

Álbum disponível na discografia de: The Moody Blues

Ano: 1969

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre On The Threshold Of A Dream:

  • 26
    nov, 2019

    É hora de mergulhar em seus sonhos

    User Photo André Luiz Paiz

Visitar a página completa de On The Threshold Of A Dream



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.