Resenha

Transparente

Álbum de Fátima Guedes

2016

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

23/01/2021



Uma diva transparente

Em 1980, numa das tentativas globais de reeditar os festivais sessentistas, uma das canções que jamais saiu de minha cabeça foi Mais Uma Boca, de Fátima Guedes. Até hoje cantarolo (errado) o comecinho, assim: “Quem de vocês, se chama João? sua mulher teve um filho, sozinha no barracão.” Ela foi enquadrada na geração de letristas de denúncia social e era bem badalada, porque a idolatrada Elis Regina gravara Onze Fitas, para o álbum duplo Saudades do Brasil, do mesmo ano.

Aqui no então isolado noroeste do estado de São Paulo, lembro da faixa Muito Prazer tocando nas FMs, em 1983. Essa é outra que cantarolo sempre (corretamente). A onda roqueira que varreu o país pós-Blitz, tirou das rádios daqui Fátima, Luis Guedes e Thomas Roth, Flávio Venturini, Lô Borges et ali. As modas subsequentes de lambada, fricote, axé, pagode, sertanejo e sei lá mais o que, esconderam de vez esse tipo de MPB do grande público daqui, além de me afastarem das ondas radiofônicas.

Em Transparente, das 14 canções, apenas uma meia dúzia é inédita. Curioso, porque ela deve ter as gavetas cheias de composições. Não me lembro de álbum autoral seu há pelo menos uma década. Claro que não dá para reclamar dos arranjos esmerados e delicados que farão arrepiar os amantes da MPB safra 70’s, mas a qualidade do material novo é tão boa que dá pena pelo que estamos perdendo, ao mesmo tempo que torcemos para que volte logo com álbum só com inéditas.

Quem hoje em dia faria letra aconselhando o sujeito a pedir a Deus por estrutura ética e consciência crítica, pois há uma nova ordem mundial? E isso sem panfleto sociopolítico, na verdade, inserida no bolero jazzificado dor de cotovelo de Ética. Lua de Cereja é veraneio samba-funk com contracanto de Dori Caymmi. Iê, iê, iê, iê, iê, iê, ah! Não paro de cantarolar isso. Sempre Bate o Sol é partido alto elegantérrimo e Transparente é madrigal delicado em melodia, arranjo e letra. Todas novidades.

A faixa Ela está numa situação intermediária, porque aparecera num álbum ao vivo, mas pouca gente ouviu, uma vez que esse registro sumiu do mapa. Em Transparente, Ela ganhou sua primeira versão de estúdio. Sensual e circular melodia e letra sobre uma mulher muito maluca. 

Das demais canções, não compensa comparar qual versão é melhor. Cheiro de Mato perdeu a intensidade dos 20 e poucos anos, mas ganhou outra; a do lirismo jazzy mais lento. Belezas diferentes. Como reclamar do intenso dueto com Dori Caymmi, em Flor de Ir Embora ou do clima de interior paulista à Renato Teixeira, de A Vida Que a Gente Leva? O negócio é curtir as 2 versões.
Cantora com voz sui generis, sem paralelo na MPB em sua dicção e entonação; Fátima Guedes pode soar estranha para neófitos. Mas, se você se acostumar, entrará num universo extremamente rico, particular e que merece ser mais (re)conhecido.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBusted - Night Driver (2016)

    23/12/2020

  • Image

    ArtigoAscensão e queda do Hair Metal

    11/05/2019

  • Image

    ResenhaVictory Boyd - The Broken Instrument (2018)

    16/08/2020

  • Image

    ResenhaAndré Mussalem - Pólis (2018)

    05/02/2021

  • Image

    ResenhaSaint Etienne - Home Counties (2017)

    18/11/2020

  • Image

    ResenhaSimply Red - Big Love (2015)

    07/04/2020

  • Image

    ResenhaWeyes Blood - Titanic Rising (2019)

    06/04/2020

  • Image

    ResenhaRock Brasília: Era de Ouro

    18/07/2021

  • Image

    ResenhaCacáudio - Mantiqueira (2020)

    16/05/2021

  • Image

    ResenhaRuthie Foster - Joy Comes Back (2017)

    14/12/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Transparente

Álbum disponível na discografia de: Fátima Guedes

Ano: 2016

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Transparente



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.