Resenha

Sunkissed

Álbum de Ashleigh Smith

2016

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

21/01/2021



Sangue novo e bom para o jazz

Diploma não assegura brilho ou carisma, mas no caso de Ashleigh Smith, ter estudado música clássica em universidades na Georgia e no Texas ajudou imenso, porque o treinamento somou-se a uma vida cercada de música via audição de gente como Ella Fitzgerald e Sting e a herança de uma família incentivadora, porque composta por gerações de musicistas.  

A jovem de 27 anos trabalhou como vocal de apoio de Chrisette Michelle e em 2014 tirou o primeiro lugar no Sarah Vaughan International Vocal Competition. Educação + ralação valeram a pena e Ashleigh conseguiu contrato com a gravadora Concord, por onde estreou com Sunkissed.

A norte-americana chamou seus companheiros de classe, guitarrista Joel Cross e baixista Nigel Rivers, para produzir as 10 faixas e juntos escreveram meia dúzia, as demais são regravações. Além do mérito da boa qualidade, Sunkissed traz sangue novo e bom para o jazz.

O álbum abre com um dos 2 destaques, a faixa Best Friends, onde batida de bossa nova coexiste com batuquinho afro; muito brejeira. No final, um solaço de gaita; é como se Steve Wonder participasse de um álbum do Matt Bianco. E por falar no influente músico cego; é ele quem informa parte da sonoridade de Smith, que traz a malemolência do R’n’B e do funk para o jazz. Into The Blue é o outro pico de Sunkissed: lenta arrasante com naipe de metais e baixo funk. Se esse trio amadurecer junto, poderemos ter obra-prima a médio prazo.

As demais composições não atingem o nível desse par, mas estão longe de fracas. A faixa-título está na medida para fãs de sophistipop e dá para se perder em seu labirinto de vocalizações e contracantos. The World Is Calling é urban jazz irresistível pra nós que crescemos com Everything But The Girl e toda aquela elegância da Quiet Storm e do jazz popificado pra tocar em FM descolada.

Para conferir o excelente fraseado jazzístico da moça, ouça o que ela ostenta em Blackbird, cover dos Beatles, gorjeando “blackbird, fly” de vários jeitos. Sara Smile – dos outrora desvalorizados Daryl Hall e John Oates – é desbluezada e acelerada um tiquinho; ficou bem legal. Love Is You é cover da ex-patroa, mas Ashleigh ainda não tem porte pra Chrisette Michelle. Dá para ouvir independentemente, mas se você conhecer o original... Pure Imagination, a capella com camadas de vocais põe a versão original, do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, no chinelo. Ser melhor que Gene Wilder não é lá grande vantagem, mas, tá valendo.

Promissora estreia de vários jovens talentos; oxalá frutifique com fartura.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaCeleste - Celeste (1976)

    16/10/2019

  • Image

    ResenhaNina Zilli - Sempre Lontano (2010)

    01/03/2021

  • Image

    ResenhaYuna - Chapters (2016)

    20/11/2020

  • Image

    ResenhaIlly - Voo Longe (2018)

    09/07/2020

  • Image

    ResenhaSocorro Lira - Chama (2019)

    13/04/2020

  • Image

    ResenhaVanessa Haynes - Stay With Me (2006)

    11/07/2020

  • Image

    ResenhaLinda Perhacs - Parallelograms (1970)

    02/08/2021

  • Image

    ResenhaKesha - Animal (2010)

    20/09/2021

  • Image

    ResenhaThe Lionyls - II (2019)

    14/07/2020

  • Image

    ResenhaThe Pineapple Thief - Magnolia (2014)

    14/05/2021

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Sunkissed

Álbum disponível na discografia de: Ashleigh Smith

Ano: 2016

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Sunkissed



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.