Sai Dio, volta Tony Martin
Sejamos francos, a volta de Dio em "Dehumanizer" realmente tinha cara de duraria pouco. Sendo um alfa assim como Tony Iommy e mesmo com os apertos de mãos dados, uma hora iria sair faísca. E saiu. As gravações foram turbulentas e Tony Martin quase voltou no meio do processo, mas acabou que o resultado foi bem satisfatório, ficando o disco registrado como um dos discos mais pesados da banda. Com Dio e Iommy engolindo a seco e prontos para sair em turnê, a bomba explodiu quando o Black Sabbath fez um acordo para abrir alguns shows para Ozzy Osbourne em Los Angeles, o que foi suficiente para Dio deixar o grupo em definitivo. "Não, desculpe. Eu tenho mais orgulho do que isso", disse ele. E foi aí que o boa praça Rob Halford caiu de paraquedas, se tornou frontman temporário do Black Sabbath e salvou a pátria. Depois que a poeira baixou, a banda voltou pouco depois para mais um disco, trazendo Tony Martin de volta. "Cross Purposes" veio ao mundo com sonoridade mais melódica e menos pesada, também dentro da média dos trabalhos de outrora lançados com o vocalista, mas com uma sonoridade mais anos noventa. Um ótimo disco, consistente e bem produzido. "Cross Purposes" marca também o único disco do Black Sabbath com a participação do talentoso baterista Bobby Rondinelli, que já tocou no Rainbow e hoje no grupo Axel Rudi Pell. Tony Martin deixou novamente o registro de um trabalho bastante competente e as faixas alternam entre momentos mais cadenciados e melódicos, com poucos destaques individuais e funcionando melhor como um todo. Não há também mais aquele clima sombrio da era setentista e que em alguns momentos foi resgatado em "Dehumanizer". "Psychophobia" é uma das minhas favoritas, assim como "Cross of Thorns" - que é um belo hard, "Back to Eden" e "Evil Eye", esta última com grande performance vocal de Tony, também chamam a atenção. A faixa de abertura "I Witness" também funciona bem, começando com uma certa energia, claro que sem comparar com as gigantes faixas de abertura dos álbuns clássicos. Por fim, fica a dica para conferir a ótima "The Hand That Rocks the Cradle", que também foi single. Para resumir, temos aqui um álbum bem regular e que agrada bem os não muito exigentes. Aqui poderia ter sido o final da trajetória de Tony Martin no Black Sabbath, mas optaram por fazer mais um álbum depois: "Forbidden", um disco mecânico, mal produzido, sem inspiração e bem difícil de digerir. Mas aí é assunto para outra resenha. Tracklist: 1. "I Witness" 4:56 2. "Cross of Thorns" 4:32 3. "Psychophobia" 3:15 4. "Virtual Death" 5:49 5. "Immaculate Deception" 4:15 6. "Dying for Love" 5:53 7. "Back to Eden" 3:57 8. "The Hand That Rocks the Cradle" 4:30 9. "Cardinal Sin" 4:21 10. "Evil Eye" 5:58 11. "What's the Use (faixa bônus) (apenas na versão japonesa)" 3:03
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster
Membro desde: 20/03/2017
"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de André Luiz Paiz
Sobre o álbum

Cross Purposes
Álbum disponível na discografia de: Black Sabbath
Ano: 1994
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,83 - 12 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar