Resenha

Country Airs

Álbum de Rick Wakeman

1986

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

17/01/2021



Lindas melodias, clima memorável em performances excelentes

Imagino que olhar para a capa deste disco em 1986 e ler “New Age”, juntando com o desenho que traz nela, fez com que todo mundo pensasse que encontraria aqui um disco cheio de sintetizadores digitais para ser a trilha sonora de fundo para natureza e florestas tropicais tempestuosas. Mas surpreendendo todo mundo, Wakeman não entregou um disco solo – no sentido de somente ele ter gravado tudo – frio e que parece ter sido gravado por uma maquina, mas sim, uma verdadeira e impressionante coleção de peças para piano. Apesar de nem sempre, muitas vezes é bom ouvir Rick trocando os mini moogs, sintetizadores e mellotrons por algo mais sutil e intimista, deixando com que o mago soe sincero, caloroso e humano. 

Composto por dez músicas – há também uma versão com duas faixas bônus, mas não é sobre ela que vou falar aqui - de melodias agradáveis e distribuídas em cerca de trinta e sete minutos, ele tem facilmente o poder de atrair os fãs de música clássica, mas nunca sendo bombástico, digamos assim, ou excessivamente complexo e de interpretações musicais muito intrincadas. Deixando claro que nem por isso se trata de uma música chata ou sem graça, nem se trata de música de elevador ou de praça de alimentação de shopping, mas sim, trabalho de um verdadeiro artista soando de uma forma até então quase inédita dentro de sua discografia, e com isso, revelando algumas sutis complexidades e novas possibilidades. 

Apesar de ser um disco escrito exclusivamente para piano, consegue ser um trabalho de muita variedade. Não há a necessidade de esmiuçar cada uma das faixas, mas é bom falar de forma breve os diferentes humores de cada uma delas. “Dandelion Dreams” mostra uma abertura de disco muito discreta e frágil, além de possuir um ar sombrio e reflexivo. “Ducks and Drakes” é um momento majestoso, enquanto que a assombrosa “Waterfalls” e a deslumbrante e contemplativa “Quiet Valleys” são outros destaques. “Lakeland Walks” soa como uma espécie de história de amor perdido, cheio de anseios e saudade. Podemos encontrar no disco também peças mais românticas e bonitas, como é o caso de, “Morning Haze”, de ar otimista e comovente, “Nature Trails” e reconfortantes, “Heather Carpets”. Uma faixa que é uma boa surpresa é, “Wild Moors”, que mesmo usando apenas piano, Wakeman consegue trazer quase um gostinho de uma atmosfera épica, algo usual do mago. Ela está cheia de paixão e drama e termina o álbum de uma forma grandiosa, quase soando em desacordo com o resto das músicas, mas não chega a isso e a coerência do disco permanece do começo ao fim. 

Levando em consideração a música do álbum e a imagem da capa, não é nenhum pouco forçado imaginar Wakeman tocando sozinho em seu piano em uma floresta tranquila como a que está na arte do disco. Considero Country Airs - Piano Solos no geral um disco muito bom, mas já deixo avisado que é apenas piano e nada mais, se você não gosta deste tipo de “monotonia”, certamente este disco não é o tipo que vai lhe agradar.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaNeal Morse - Testimony 2 (2011)

    03/02/2021

  • Image

    ResenhaSteve Hillage - Fish Rising (1975)

    20/02/2021

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - Physical Graffiti (1975)

    26/01/2018

  • Image

    ResenhaVan Der Graaf Generator - Present (2005)

    22/04/2020

  • Image

    ResenhaAzure - Of Brine And Angel's Beaks (2021)

    10/09/2021

  • Image

    ResenhaBanco Del Mutuo Soccorso - Darwin! (1972)

    19/03/2019

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Machine Head (1972)

    03/05/2021

  • Image

    ResenhaEcholyn - Suffocating The Bloom (1992)

    12/06/2020

  • Image

    ResenhaMaudlin of the Well - Bath (2001)

    17/11/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The Round Table (1975)

    26/03/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Country Airs

Álbum disponível na discografia de: Rick Wakeman

Ano: 1986

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Country Airs



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.