Resenha

Radio Gnome Invisible Vol. 2 - Angel's Egg

Álbum de Gong

1973

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

15/01/2021



Angel's Egg é um poema musical puro criado por músicos com uma mente livre

Angel's Egg, é o segundo volume da Radio Gnome Invisible. Traz som das sempre incríveis guitarras fuzz de Steve Hillage combinando perfeitamente com os vocais drogados – não consegui definir com uma palavra melhor – de Daevid Allen, uso atonal de trompete e algumas partes simplesmente insanas de bateria. Cada música carrega consigo um sentido estranho e assustador de psicodelia, uma espécie de Magma, mas soando de uma maneira mais divertida. 

“Other Side of the Sky” começa através de uma verdadeira atmosfera espacial com Smyth fornecendo alguns sussurros espaciais, depois aparecem algumas buzinas e sintetizadores que se tornam cada vez mais ativos. Então vem um som suave pelo qual a banda é muito conhecida, com alguns toques eletrônicos, soando bem a frente do seu tempo – levando em conta que o ano era 1973. Conforme a música vai se cadenciando, mais e mais estruturas são apresentadas e a banda entra em um pequeno transe viajante em uma espécie de jam, com uns dos destaques sendo Steve Hillage que grava uma guitarra muito boa. 

“Sold on the Highest Buddha” é um rock meio estranho, com umas linhas de saxofone praticamente imitando o vocal de Allen logo no início. Apresenta várias camadas de sintetizadores e bons efeitos de fundo, tem novamente um belo trabalho de guitarra de Steve Hillage, além de ser uma música que dá a sensação de querer cantar alto seu refrão. 

“Castle in the Clouds” é uma faixa curta e extremamente jazzística, um free jazz colorido com alguns toques eletrônicos ao fundo. “Prostitute Poem” tem uma introdução muito boa, onde logo em seguida vem o coração da faixa – que neste caso são as fortes linhas de baixo e a voz de Symth assumindo os vocais principais. Inclui também algumas partes muito bonitas de saxofone. Alguns momentos estranhos e outros lindos, bem como uma boa música do Gong deve ser. “Givin' My Love to You” tem menos de um minuto que soa como uma típica música que todo mundo cantaria bêbado em algum bar. 

“Selene” é uma música que se comparada com todas as anteriores é a mais “normal”, faz lembrar um pouco Pink Floyd no seu início. Um baixo forte e boa apresentação vocal são o que se destacam mais nesta faixa. “Flute Salad” inicialmente apresenta-se com uma flauta indiana, mas conforme avança soa cada vez mais psicodélica, tendo ainda um sintetizador pra ajudar na criação do clima proposto. 

“Oily Way” também começa através de uma flauta, seguido depois por algumas interessantes batidas de bateria e uma sensação ácida de jazz. Algumas letras bastante obscuras dirigem esta peça, fazendo novamente referências ao duende cabeça de maconha – o Pot Head Pixes que leva seu nome em uma das faixas da primeira parte da trilogia - e soando como um verdadeiro exemplo de “música hippie”. 

“Outer Temple” com pouco mais de um minuto, talvez seja a música mais estranha do disco, começando com uma voz assustadora e de certa forma humorística dando “boa noite”, fazendo referências diretas ao chá, seu final se mistura com o início da faixa seguinte. “Inner Temple” é mais uma música espacial com fortes conotações jazzísticas que se evidenciam principalmente na bateria, no baixo e claro, nas linhas de saxofone. “Percolations” é mais uma faixa com menos de um minuto. Podemos configurar como um preenchimento trippy. 

“Love is How You Make It” se não for o melhor, certamente é um dos melhores momentos do álbum. Começa com um sentimento diferente das outras músicas, suave com todos os tipos de percussões relaxantes e algumas letras bonitas. De repente a bateria começa a tocar e o ouvinte percebe que está dentro de uma música excelente. 

“I Never Glid Before” já começa com uma boa batida desfilando uma seção rítmica muito boa. Possui guitarras fortes, saxofones robustos. Provavelmente a faixa mais acessível e direta do disco, com direito a um ótimo solo de guitarra do mestre Hillage. “Eat that Phonebook Coda” novamente traz para o disco um espirito de free jazz. Uma música excelente e relaxante que deixa uma sensação boa na cabeça do ouvinte enquanto o álbum vai se encerrando. Particularmente gosto principalmente da parte final da faixa. 

Angel's Egg é um poema musical puro criado por músicos com uma mente realmente livre. Consegue ser um disco extremamente ambicioso e mesmo assim não soar pretensioso em momento algum. A maioria de suas canções é curta, mas sempre cheias de ideias. Talvez algumas pessoas possam descrever esta música como estranha, algo que eu não discordo, pois realmente em alguns momentos as emoções expressas podem ser incomuns, porém, esse é um dos baratos do disco, soar de uma música pra outra – ou até mesmo dentro da mesma música – irônica, humorística, poética, agressiva, provocativa, sensível, sensual e etc.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGenesis - Invisible Touch (1986)

    26/03/2020

  • Image

    ResenhaRenaissance - Novella (1977)

    07/02/2022

  • Image

    ResenhaPantommind - Shade Of Fate (2005)

    08/06/2020

  • Image

    ResenhaDevin Townsend - Terria (2001)

    19/11/2020

  • Image

    ResenhaNemo - Le Ver Dans Le Fruit (2013)

    24/03/2022

  • Image

    ResenhaAnthony Phillips - Private Parts & Pieces (1978)

    22/06/2020

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Darktown (1999)

    05/03/2020

  • Image

    ResenhaBarock Project - Detachment (2017)

    28/09/2017

  • Image

    ResenhaBarclay James Harvest - Everyone Is Everybody Else (1974)

    11/06/2021

  • Image

    ResenhaLa Coscienza Di Zeno - La Coscienza Di Zeno (2011)

    21/05/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Radio Gnome Invisible Vol. 2 - Angel's Egg

Álbum disponível na discografia de: Gong

Ano: 1973

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Radio Gnome Invisible Vol. 2 - Angel's Egg



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.