
Resenha
Buckingham Nicks
Álbum de Lindsey Buckingham
1973
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
06/01/2021
Um protótipo do Rumours
Esse é o único álbum da dupla Stevie Nicks e Lindsey Buckingham depois que a banda de rock psicodélica Fritz foi desformada e antes deles entrarem no Fleetwood Mac. Stevie Nicks havia largado a carreira acadêmica para perseguir uma carreira musical, conhecendo Buckingham em uma festa quando nesta tocava California Dreamin’. Encantando pela harmonia dela, ele convidou ela para a sua banda Fritz, que logo se desfazia. Com ambos ainda em busca de uma carreira musical, decidiram assinar um contrato com a Polydor Records para a produção de um álbum, que foi um fracasso comercial; porém, Mick Fleetwood, em busca de um estúdio novo para gravação, ouviu uma das faixas do álbum, o que o compeliu a chamar a dupla para o Fleetwood Mac. O álbum foi definitivamente composto e construído a partir do violão do Buckingham na maior parte das músicas. É visível que a bateria só está seguindo a batida das cordas no violão, é notável que o baixo está apenas ecoando os graves do Buckingham no violão, e nisso, a música sofre bastante. Porém, no lado Buckingham, ele trabalha bem com a guitarra, fazendo alguns solos interessantes, e o violão dele é espetacular, dando uma essência folk ao pop que o álbum apresenta. E do lado Stevie Nicks, ela é uma potência sem igual. As músicas compostas por ela são definitivamente as melhores, com o vocal dela dando uma vida completamente nova as faixas. A voz dela é amargurada, nasalada e fantástica, trazendo uma acidez e um sarcasmo ao álbum, que poderia muito bem ser feliz, mas beira mais a melancolia. Uma das coisas interessantes do álbum é a perceptibilidade do quão importante foi a entrada do dueto no Fleetwood Mac, com várias faixas parecendo protótipos de outras que figurariam no Rumours. A instrumental de violão “Stephanie” é claramente um dos passos em direção a “Never Going Back Again”, e a última, a que teria convencido Mick Fleetwood, “Frozen Love”, tem tudo para ser o épico “The Chain” no futuro. Existem faixas que não mostram a progressão (“Races are Run” e “Long Distance Winner” são tão idiossincráticas que não tinha muito para onde evoluir, com tanto niilismo e acidez), mas no geral, o sentimento como um todo passou para o Rumours. A melhor faixa do disco é a primeira faixa “Crying in the Night”, a mais animada e feliz do álbum, apesar da temática ser bem infeliz. É uma composição da Nicks, com a voz dela fazendo harmonia com ela mesma de forma muita eficiente. O gancho dela ficará na sua cabeça por um tempo, e o trabalho do Buckingham de inflar a música funciona muito bem.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

Buckingham Nicks
Álbum disponível na discografia de: Lindsey Buckingham
Ano: 1973
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar