
Resenha
Familiar Touch
Álbum de Diana
2016
CD/LP
Por: Roberto Rillo Bíscaro
Colaborador Top Notch
26/12/2020
Delicinha synthpop do Canadá
DIANA foi formado em Toronto, em 2010, por Joseph Shabason e Kieran Adams, que logo adicionaram a vocalista Carmen Elle no projeto que era para ser só de estúdio. Interesse pelo material disponibilizado no Soundcloud estimulou apresentações ao vivo e desde então o grupo vem excursionando pelo hemisfério norte. Em 2014, saiu o LP de estreia, Perpetual Surrender e dia 18 de novembro, de 2016, a dezena de canções de Familiar Touch. O toque familiar do título será sentido por qualquer (sobre)vivente/amante dos 80’s: a voz de fadinha falsamente gélida de Carmen flutua por cima de arranjos synthpop. Confession abre com percussão sintetizada pesadinha de linha de produção à Depeche Mode, fase People Are People, mas cedo arrefece numa linda melodia para Elle flanar, com muito acontecendo nos teclados. Essa ocupação tecladística é um dos charmes de Familiar Touch: quem leva a batida de Moment Of Silence é a percussão, deixando o teclado livre para criar. Muito bom ouvir esse álbum com fones de ouvido para perceber isso em várias faixas, além das influências talvez até nem intencionais de grupos hoje esquecidos pela maioria. Momentos de Moment Of Silence não lembram The Promisse, do Arcadia? Aliás, esta está presente também em Miharu, que igualmente evoca Clouds Across The Moon, da Rah Band. Arqueologia oitentista; não é totalmente delícia? Os backing vocals e a percussão estereotipadamente “negros” de Miharu retomam a velha contradição do synthpop: vocais gélidos em cima de instrumentação suingante e orgânica. Sinta-a também em Slipping Away, gostosura dançável com voz de cristal gelado, mas guitarra afogueada à Chic e teclado oriental. Fãs de The Bird And The Bee e Chvrches podem tentar DIANA sem receio.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch
Membro desde: 11/09/2017
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro
Sobre o álbum

Familiar Touch
Álbum disponível na discografia de: Diana
Ano: 2016
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar