Resenha

Between A Breath And A Breath

Álbum de Dyble Longdon

2020

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

21/12/2020



A despedida de Judy Dyble, pelas mãos de David Longdon

Judy Dyble floresceu no mundo musical como participante do grupo de electric folk Fairport Convention, uma das bandas pioneiras na cena inglesa. Pouco depois, fez parte da dupla Trader Horne com Jackie McAuley até que se afastou consideravelmente da cena, voltando com maior evidência só na década de 2000. Já David Longdon é um vocalista e músico extremamente talentoso e versátil, sendo também um dos responsáveis por colocar o grupo de rock progressivo Big Big Train onde está, praticamente como uma das maiores banda da atualidade dentro do estilo. Ambos se encontraram em 2015 em uma apresentação da banda e, após elogios trocados, plantaram a semente para iniciar um novo trabalho.

Como David gosta muito de folk, tendo inclusive inserido muitos elementos do estilo no som do Big Big Train, é claro que essa seria a vertente a ser explorada, principalmente levando em consideração o passado de Judy. Assim, a cantora começou a produzir letras e o músico a trabalhar nas canções, até que surgiu um lamentável imprevisto. Judy descobriu um câncer e não conseguiu vencer a batalha, deixando uma missão para David: honrar seu legado. E assim, com os vocais já gravados e muito do material composto, "Between A Breath And A Breath" veio ao mundo em setembro de 2020, poucos meses após o falecimento de Judy. Um disco simplesmente encantador.

São sete faixas no álbum e mais duas que David optou por lançar posteriormente. Sabendo que os letristas folk são contadores de histórias, aqui não é diferente. E o instrumental é simplesmente maravilhoso, com a inclusão de diversos instrumentos característicos como o violino, flautas, mandolin, teclados, por David, e auto-harpa, por Judy, além da contribuições de outros músicos na bateria, trumpete, baixo e guitarras. Mas não temos só folk, pois há uma influência forte do trabalho de David no Big Big Train aqui, o que é ótimo, vide as maravilhosas canções "France" e "Whisper", duas viagens extremamente emocionantes. A trinca de abertura com "Astrologers", "Obedience" e "Tidying Away The Pieces" já lhe ganhará como ouvinte. A doçura da voz de Judy é um deleite e combinou muito bem com a de David, além das composições serem belíssimas. A canção "Between A Breath And A Breath" traz algo doce, denso e emotivo, sendo "Heartwashing" a única que não me impressionou tanto, uma curtinha faixa de encerramento com um clima meio jazz de sessão da tarde.

Sobre as músicas adicionais, elas não fazem parte do álbum e foram lançadas gratuitamente no Bandcamp do projeto. É só procurar por "The Daguerreotype" e "Crossbones".

Com apenas sete faixas, o álbum deixou um gostinho de quero mais. Porém, temos aqui, sob as mãos de um grande músico, um disco imperdível e uma despedida digna de uma grande cantora.

Faixas:

Astrologers  5:54
Obedience  5:12
Tidying Away The Pieces  4:57
Between A Breath And A Breath  3:59
France  11:35
Whisper  7:29
Heartwashing  2:42


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSavatage - Streets: A Rock Opera (1991)

    23/06/2021

  • Image

    ResenhaJon Oliva's Pain - Festival (2010)

    12/11/2021

  • Image

    ResenhaPraying Mantis - Katharsis (2022)

    06/04/2022

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Choose Love (2005)

    28/10/2020

  • Image

    ResenhaDr. Sin - Back Home Again (2019)

    09/12/2019

  • Image

    ResenhaDinnamarque - The Darkside Of Human Nature (2021)

    11/02/2022

  • Image

    EntrevistaArjen Anthony Lucassen

    05/03/2018

  • Image

    ResenhaDukes Of The Orient - Dukes Of The Orient (2018)

    02/01/2020

  • Image

    ResenhaTony Martin - Thorns (2020)

    19/01/2022

  • Image

    ResenhaStratovarius - Visions (1997)

    16/09/2017

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Between A Breath And A Breath

Álbum disponível na discografia de: Dyble Longdon

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Between A Breath And A Breath



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.