Resenha

Secret Story

Álbum de Pat Metheny

1992

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

13/12/2020



Pat Metheny em seu trabalho mais complexo e multicultural!

Pat Metheny pode ser considerado um dos maiores nomes da guitarra contemporânea. O músico além de possuir um timbre característico é ainda prolífico compositor e arranjador, tendo gravado vários álbuns por anos, transitando com igual desenvoltura por vários formatos do estilo, como o acústico, o jazz tradicional, fusion, quartetos, quintetos e trios. 

No final de 1991, o guitarrista deixou de lado seu Pat Metheny Group e embarcou em uma das mais ambiciosas empreitadas, reunindo todas as suas influências em um único álbum solo, com a participação de vários amigos e colaboradores.

O próprio músico assumiu a produção do disco, sendo ajudado pelos amigos Steve Rodby e David Oakes que atuaram como co-produtores. A lista de músicos convidados é bem extensa, incluindo desde músicos que compunham seu grupo na época, até grandes veteranos como o gaitista Toots Thielemans e o baixista Anthony Jackson, passando pelos brasileiros Naná Vasconcelos e  Armando Marçal. 

Além de vários músicos convidados, Metheny ainda contou com a participação da Orquestra Pinpeat do Balé Real do Camboja, a Orquestra de Londres e seu maestro Jeremy Lubbock, além do Coro do Palácio Real Cambojano. Pat nunca havia gravado um disco tendo a participação efetiva de uma orquestra. Esta união deixou o disco ainda mais intenso e emblemático, levando a guitarra do líder a patamares nunca antes alcançados.

Outro diferencial foi o fato de Pat ter composto sozinho praticamente todos os temas do disco. Seu parceiro Lyle Mays aparece como músico em apenas duas faixas, deixando a obra de Metheny ainda mais autoral.

“Secret Story” apresenta uma sonoridade épica, com mais de setenta minutos, apresentando um jazz influenciado por folk, pop, world music e ritmos de várias localidades do planeta, de música brasileira a cambojana, todos interligados como se fosse um diário de viagem ou uma trilha sonora de algum filme europeu. 

É interessante ouvir a integralidade da obra para apreciar de maneira completa toda a estrutura composicional criada pelo guitarrista. Porém, há canções que chamam a atenção, como “Above The Treetops”, que abre o álbum e foi adaptada de uma canção espiritual cambojana. Metheny aparece solando no violão amparado pelo coral de voz Cambodian Royal Palace. É um tema que nos remete a new age de nomes como kitaro e Vangelis; “Facing West” aproxima o guitarrista do folk jazz praticado por seu grupo; 

“Antonia” é uma balada com a harmônica de Toots e a guitarra do líder em evidência. A canção tem ares de folclore europeu; “Finding And Believing” é a maior e mais complexa faixa do disco, com os vocais de Mark Ledfortd à frente do tema, sendo utilizado como se fosse uma instrumento musical devido a suas complexas vocalizações. As nuances e mudanças de andamento são características do rock progressivo, mas aqui adaptadas ao vocabulário musical de Metheny com grande genialidade; 

E ainda “See the World ", que passa meio despercebida em meio a outros temas, mas merece menção por trazer a guitarra dinâmica e característica de Metheny no meio de uma sonoridade tão diversa.

O disco foi lançado em julho de 1992 e causou grande rebuliço na comunidade jazzística da época. O Famoso jornal New York Times classificou o álbum como mais ambicioso que um guitarrista de jazz já havia gravado até então. 

Apesar da menção um tanto exagerada, o talento do guitarrista foi devidamente reconhecido, uma vez que “Secret Story” ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo em 1993. 

Após o lançamento do álbum, Pat Metheny saiu em turnê com uma banda especial tocando o álbum na integra. O concerto realizado em New Brunswick, New Jersey, foi gravado e lançado na época em VHS e videolaser. 

Este pode ser considerado um dos mais complexos e criativos trabalhos lançados pelo guitarrista. Um clássico que une vários estilos tendo a frente a genialidade Metheny como fio condutor.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaFrank Zappa - Zoot Allures (1976)

    10/11/2018

  • Image

    ResenhaJean-Luc Ponty - A Taste For Passion (1979)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaGenesis - Seconds Out (1977)

    18/03/2018

  • Image

    ResenhaGenesis - Foxtrot (1972)

    18/04/2020

  • Image

    ResenhaAndre Matos - Time To Be Free (2007)

    19/06/2019

  • Image

    ResenhaJohn Pizzarelli - Meets The Beatles (1998)

    03/05/2020

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Thriller (1982)

    05/05/2018

  • Image

    ResenhaApocalypse - The Bridge of Light (2008)

    24/07/2019

  • Image

    ArtigoA Double of Two Pair: As melhores duplas de guitarristas do rock - Parte 2

    05/04/2022

  • Image

    ResenhaReturn to Forever - Where Have I Known You Before (1974)

    28/03/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Secret Story

Álbum disponível na discografia de: Pat Metheny

Ano: 1992

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Secret Story



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.