Resenha

Electric Castle Live And Other Tales

Álbum de Ayreon

2020

DVD/Blu-Ray

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

11/12/2020



Comemoração de aniversário imperdível

Em 2018, o disco "Into the Electric Castle" do projeto Ayreon completou 20 anos de seu lançamento. Foi o primeiro disco a contar com um elenco de peso e material suficiente para colocar a menina dos olhos de Arjen Anthony Lucassen em evidência, e conseguiu. Nos palcos desde 2016 com o lançamento de "The Theater Equation", "Electric Castle Live And Other Tales" já é o terceiro DVD/Blu-Ray ao vivo e o trabalho está seguramente cada vez melhor.

O primeiro desafio de Arjen e Joost van den Broek - produtor - quando decidiram executar o disco "Into the Electric Castle" em sua integridade foi o de reunir o elenco vocal original, e chegaram bem perto disso. Nomes como Fish, Damian Wilson, Edward Reekers, Edwin Balogh, George Oosthoek e Anneke van Giersbergen abrilhantaram as apresentações com classe e foram bem fiéis ao disco. Com eles, as belas e talentosas Simone Simons, Marcela Bovio e Dianne van Giersbergen complementam positivamente, assim como John Jaycee Cuijpers, Mark Jansen e Robert Soeterboek. Um belo cast de vocalistas. Já no instrumental a lista é grande, mas Arjen também trouxe muitos músicos originais e algumas novas participações, além do holandês repetir, de maneira bem divertida, o seu papel de hippie.

O palco recebeu produção notável, com um castelo enorme, um telão enorme e uma porta que se abre para entrada dos músicos. Em uma das torres, o grande John de Lancie (Star Trek: The Next Generation) recebeu e fez muito bem o papel de narrador. Fãs de todo o globo compareceram e recebem destaque constante nas filmagens e também nos extras. A produção é realmente impressionante.

Além do tracklist do álbum original, Arjen e Joost trouxeram a ideia de executar uma canção de cada projeto paralelo de Arjen, o que ficou bem legal. Anneke brilha com "Shores of India", do projeto The Gentle Storm. Já Simone, faz uma interpretação de "Ashes" do projeto Ambeon. Obviamente, Marcela Bovio fez bonito com "Out in the Real World", do Stream of Passion, e Damian Wilson emocionou em "Twisted Coil", do Guilt Machine. Fish voltou aos palcos para emocionar com "Kayleigh", que agrada mesmo com o vocalista agora cheio de limitações de alcance. Arjen também brilha como vocalista em "Pink Beatles in a Purple Zeppelin", de seu ótimo disco solo. Por fim, todos voltaram ao palco para encerrar com chave de outro em uma bela apresentação de "Songs of the Ocean", do projeto Star One.

Mas não é só isso, como Arjen se preocupa muito com os fãs, seus seguidores receberam atenção nos dias das apresentações e também no Behind the Scenes, que também conta com entrevista de alguns músicos e imagens dos ensaios. Há também uma excessivamente longa entrevista de Arjen e Joost, mas que vale conferir.

Comprar um show hoje em dia tem que compensar. Sabendo disso, Arjen faz bonito na produção visual e conteúdo. Assim, este trabalho é mais uma vez extremamente recomendado.

E no final fica a pergunta: o que virá depois? "Transitus" ao vivo? Eu adoraria ver a prequela "The Source" e sequência "01011001" em uma mesma apresentação. Quem sabe...


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBrother Firetribe - Feel The Burn (2020)

    03/03/2021

  • Image

    ResenhaLucas Ray Exp - Sphinx (2018)

    28/11/2018

  • Image

    ResenhaDavid Feinstein - Third Wish (2003)

    23/03/2020

  • Image

    ResenhaKiss - Psycho Circus (1998)

    17/12/2018

  • Image

    ResenhaPlace Vendome - Close To The Sun (2017)

    15/03/2021

  • Image

    ResenhaPaul Rodgers - Cut Loose (1983)

    30/03/2020

  • Image

    ResenhaSavatage - Edge Of Thorns (1993)

    29/06/2021

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - December's Children (And Everybody's) (1965)

    23/09/2021

  • Image

    ResenhaSavatage - The Wake Of Magellan (1997)

    13/08/2021

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Please Please Me (1963)

    04/05/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Electric Castle Live And Other Tales

Álbum disponível na discografia de: Ayreon

Ano: 2020

Tipo: DVD/Blu-Ray

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Electric Castle Live And Other Tales



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.