
Resenha
KIWANUKA
Álbum de Michael Kiwanuka
2019
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
08/12/2020
Soul certo em tempos de crise
Com o sucesso massivo que foi o segundo álbum do cantor britânico, não é surpresa para ninguém que ele grava o terceiro depois de três anos. Com seu nome no título, o álbum conquistou o prêmio Mercury, concorreu ao melhor álbum britânico de 2019 e concorre ao Grammy de melhor álbum de Rock de 2020. Apesar de existir elementos de rock que devem ser o suficiente para esse álbum ser classificado de alguma forma tangencial como “rock”, o disco se firma muito mais em elementos de R&B da década de 60 e 70 e os novos modelos de jazz e soul de acordes com nonas e dissonâncias generalizadas. Especialmente na parte do soul, o vocal do Kiwanuka acerta em cheio e apresenta algo incrivelmente impactante: ele é um excelente vocalista. Além dele, na tabela gigantesca de elenco participante, Inflo no piano e nos teclados cria quase tudo que faz as músicas ficarem únicas, exagerando nos momentos harmônicos e melódicos dando ao álbum uma roupagem que beira ao mágico. Uma das várias coisas interessantes nesse álbum é a densidade de coesão que o disco apresenta: mais do que uma coletânea de faixas gravadas nos últimos anos, tudo parece ligado, tanto fisicamente (as diversas músicas que listam suas introduções como músicas a parte, como “Hero” e “Piano Joint”) quanto conceitualmente (a “Interlude” apresenta uma calma instrumental em um momento decisivo do álbum). Fora isso, o disco é quase todo de baladas (“Light”, “Another Human Being” e “Solid Ground”) e de souls R&B (a primeira, “You Ain’t The Problem”, tem uma batida influenciada por ritmos africanos que funciona muito bem). A melhor faixa do álbum é a terceira, “I’ve Been Dazed”, que continua da segunda faixa “Rolling”, que é a mais rock e também uma das mais fracas do álbum. O jeito que a terceira faixa utiliza da mesma temática de guitarra da Rolling, mas em um contexto de bateria completamente diferente cria uma sensação de brilho que é ímpar nesse momento da música, e definitivamente é uma das melhores músicas que foram gravadas nos últimos anos.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

KIWANUKA
Álbum disponível na discografia de: Michael Kiwanuka
Ano: 2019
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,75 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar