Resenha

The Mothers Of Invention: One Size Fits All

Álbum de Frank Zappa

1975

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

06/12/2020



Zappa menos experimental e mais acessível!

A música de Frank Zappa nunca foi fácil de ser apreciada. Sua discografia é tão extensa quanto variada, com álbuns que vão do jazz de big bands ao rock ingênuo dos anos 60, passando pelo fusion, hard e etc...O caldeirão sonoro do mestre era multifacetado e complexo.

Mas entre 73 e 75, o guitarrista lançou uma trilogia digamos, mais rocker e acessível, formada por “Over-nite sensation”,  “Apostrophe (´)”, “One Size Fitz All”. Estes três álbuns possuem canções mais diretas, que agradavam aos ouvintes do bom e velho rock. 

Neste caso,  “One Size...” apresenta a última versão de sua banda Mothers od Invention, formada por George Duke – Teclados, Ruth Underwood – Vibrafone, James Youman e Tom Fowler – Baixo, Chester Thompson – Bateria, Napoleon Murphy Brock – Saxophone, Bloodshot Rollin' Red – harmônica. Na verdade este último é o Capitão Beefheart com um nome diferente por motivos contratuais.

O álbum foi gravado em Los Angeles com a produção do próprio Zappa, que utilizou um procedimento muito usado na época e que vinha sendo aperfeiçoado: O guitarrista gostava de cortar e colar instrumentos de uma mesma música gravada em locais diferentes.

Um grande exemplo é “Inca Roads” que abre o disco, uma complexa faixa que tem a marimba de Ruth como base e foi gravada durante a apresentação em um programa de TV. Porém o solo foi extraído de um concerto em Helsinki, Finlândia; "Can't Afford No Shoes" tem leve influência de  soul e Rhythm and blues, com guitarra “suja” e vocais alinhados;

“Sofa Nº1” é uma curta peça instrumental calcada no piano de Duke; "Po-Jama People" é sincopada, com um piano malandro costurando a canção e com a voz de Zappa a frente do tema. O solo pungente e bluesy tem um acompanhamento quase telepático pela bateria de Thompson;

"Florentine Pogen" é mais cadenciada e tem os vocais característicos de Napoleon ao lado de Frank. O destaque fica por conta da base, perfeitamente preenchida por Ruth e Chester. A guitarra de Zappa soa mais pesada e “rasgada”;

"Evelyn, a Modified Dog" é uma vinheta que antecede "San Ber'dino", canção que tem a participação de Johnny “guitar” Watson nos vocais, uma dos ídolos de Frank. É um rock direto com bom jogo de vocais e um solo melódico de guitarra;

A faixa seguinte, “Andy” é minha preferida do álbum. A canção tem uma linha vocal mais simples e direta, mas seu arranjo é complexo, com variações rítmicas, mudanças bruscas de andamento e um jogo de vocais pra lá de complexo. Um trabalho fantástico do Zappa. Ao final vem “Sofa Nº 2”, que possui a mesma linha melódica da primeira parte, mas com a adição de vocais de George Duke e Zappa.

Embora “One Size Fitz All” mantenha o lado complexo que sempre marcou a música de Frank Zappa, a adição de melodias mais diretas e menos experimentações deixa esta álbum perfeito para quem deseja conhecer o universo amplo e sonoro de um dos maiores e mais prolíficos compositores do século XX.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMarillion - Fugazi (1984)

    01/07/2021

  • Image

    ResenhaEurope - Bag Of Bones (2012)

    10/08/2021

  • Image

    ResenhaCamel - Rain Dances (1977)

    27/07/2018

  • Image

    ResenhaMark Kelly - Marathon (2020)

    08/01/2021

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - Tatoo You (1981)

    11/04/2020

  • Image

    ResenhaMarillion - Seasons End (1989)

    08/08/2018

  • Image

    ResenhaBlezqi Zatsaz - Rise And Fall Of Passional Sanity (1991)

    30/12/2019

  • Image

    ResenhaSteve Rothery - The Ghosts Of Pripyat (2014)

    19/06/2021

  • Image

    ResenhaMarty Friedman - Dragon's Kiss (1988)

    20/02/2021

  • Image

    ResenhaYes - Fragile (1971)

    10/06/2019

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Mothers Of Invention: One Size Fits All

Álbum disponível na discografia de: Frank Zappa

Ano: 1975

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,83 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Mothers Of Invention: One Size Fits All



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.