
Resenha
Willy And The Poor Boys
Álbum de Creedence Clearwater Revival
1969
CD/LP
Por: José Esteves
Colaborador Especial
04/12/2020
O terceiro disco do ano do CCR tem mais qualidade do que deveria
O terceiro e último disco do Creedence do ano veio após bastante sucesso com o Green River, lançado meses antes, vários singles de sucesso, uma aparição em Woodstock e no Ed Sullivan Show. Mesmo com a tirania do John Fogerty sobre a banda e as turnês incessantes, o álbum alcançou a mesma faixa de sucesso que seus antecessores (apesar de ter sido pior recebido com o anterior) e foi criticamente bem recebido, sendo considerado o “anti-Sgt. Pepper’s” pela revista Rolling Stones, que posteriormente o incluiu na lista de 500 melhores álbuns. Definitivamente, a tirania do John Fogerty permanece em alta, mas como no anterior, a qualidade das composições permanece em alta. Não é como se o resto da banda não fizesse nada, mas é que todo e qualquer momento em que alguém vai para o holofote é ele. A banda realmente se comporta como uma banda de apoio, então, a bateria e o baixo são constantemente simples. O que salva a banda mais uma vez é a qualidade pontual, com alguns adendos. Apesar de ter algumas músicas bem fraquinhas (o hit “Down On the Corner” parece ter sido gravado sem preparo e sem ensaio, só enfiando uma letra junto com uma música em cima da hora e o filler “Don’t Look Now” que realmente segue a construção básica de fillers da banda), a banda tem instrumentais blues interessantes (“Side O’ The Road”) e mistura folk com rock com qualidade (“Midnight Special”), isso quando não está cuspindo abelhas no sistema (“Fortunate Son”, a música anti-vietnã que funciona muito bem como puxada de protesto até hoje). A melhor música do disco é o cover “Cotton Fields”, o único cover deles de qualidade até o momento na carreira. A original é um blues sem imaginação (talvez por causa da época, década de 20, talvez por causa da falta de qualidade nos estúdios), então dar uma repaginada nela country, além de uma modernizada para a época foi uma boa pedida. É um country rock nostálgico muito divertido, com corais bem feitos e bem harmônicos.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre José Esteves

Nível: Colaborador Especial
Membro desde: 26/08/2020
"Eu gosto muito de rock clássico e tenho um blog de resenhas minhas em disconomicon.wordpress.com. Minhas bandas preferidas são Deep Purple, Queen, Beatles e Pink Floyd e tento também ouvir o que está mudando o cenário nos dias de hoje."
Veja mais algumas de suas publicações:
-
ResenhaDavid Bowie - The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972)
23/10/2020
Visitar a página completa de José Esteves
Sobre o álbum

Willy And The Poor Boys
Álbum disponível na discografia de: Creedence Clearwater Revival
Ano: 1969
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,75 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar