Resenha

When Ronan Met Burt

Álbum de Ronan Keating

2011

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Top Notch

30/11/2020



De boy band a Bacharach, evolução!

O Boyzone foi uma das boy bands europeias mais bem sucedidas dos anos 90. Os meninos irlandeses colocavam um single atrás do outro nas paradas britânicas e se tornaram astros no continente e em países como Austrália e Nova Zelândia. 

Em carreira-solo, o vocalista Ronan Keating alcançou o terceiro lugar da parada britânica com When Ronan Met Burt, onde interpreta clássicos do norte-americano Burt Bacharach, que trabalhou pessoalmente com Keating.

When Ronan Met Burt não é a melhor coleção de regravações de Bacharach, mas também não é para se desprezar. A voz de Keating é meio espremida, meio buzinada às vezes, então dá saudades de Dione Warwick em momentos como Walk On By. Mas, como resistir à orquestração luxuriante, às cornetinhas características do Burt e a versos deliciosos como “what do you catch when you kiss a girl?/you get enough germs to catch pneumonia/after you do, she’ll never phone ya”? A simpatia das interpretações e o genuíno esforço em fazer jus ao material tornam o álbum muito gostável.


My Little Red Book ficou absolutamente deliciosa. Me dá uma vontade danada de ver algum episódio de Mary Tyler Moore. O seriado anos 70 não tem dedo de Burt, mas a canção-tema lembra um pouco o refrão de My Little... Associações...

Como não respeitar Ronan Keating depois de ouvir I Just Don’t Know What To Do With Myself? Ele desacelerou ainda mais o clássico originalmente interpretado por Dusty Springfield e, a despeito da voz meio estridente, imprimiu possibilidade nova de leitura pra canção. A produção só podia ter dispensado aqueles backing vocals xinfrins.

Como Traincha fizera em 2007, Keating se deu conta de que não poderia deixar de lado a esplendorosa colaboração de Bacharach com Elvis Costello. Do álbum Painted From Memory (1998), o irlandês escolheu This House is Empty Now, com sua impressionante letra doída que oscila entre o registro fotográfico de objetos e versos impressionistas como “it’s funny how the memory will bring you so close then make you disappear/meanwhile all the friends must choose who they will favor, who they will lose”. Opção perigosa porque é uma canção muito intensa e uma volta à forma de Bacharach, que não compunha melodias tão marcantes havia umas 2 décadas. Falta dor na interpretação. Basta ouvir a de Costello e você entenderá a diferença de estatura entre os 2 cantores.    
 
Numa época em que as vozes soam todas iguais pelo uso do Auto-Tune, Ronan Keating gravou ao vivo com a orquestra e apresenta às novas gerações um tesouro do cancioneiro popular mundial. Música com personalidade, que, se por momentos não consegue escapar totalmente da praga dos American Idols da vida, oferece um refresco aos ouvidos.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaPéricles Cavalcanti - Mulheres de Péricles (2013)

    20/07/2021

  • Image

    ResenhaBiglietto per l'inferno - Biglietto Per L'Inferno (1974)

    03/09/2019

  • Image

    ResenhaUV-TV - Always Something (2021)

    10/01/2022

  • Image

    ResenhaCharlie Wilson - In It To Win It (2017)

    07/10/2020

  • Image

    ResenhaRafael Senra - Canções De São Patrício (2017)

    19/08/2020

  • Image

    ResenhaSyleena Johnson - Rebirth Of Soul (2017)

    26/06/2020

  • Image

    ResenhaSidney Miller - Línguas De Fogo (1974)

    25/10/2021

  • Image

    ResenhaSilhouette - Beyond The Seventh Wave (2014)

    28/06/2018

  • Image

    ArtigoVídeo: O Adeus à Traci Braxton (1971-2022)

    17/03/2022

  • Image

    ResenhaSam Sparro - Boombox Eternal (2020)

    22/04/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

When Ronan Met Burt

Álbum disponível na discografia de: Ronan Keating

Ano: 2011

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de When Ronan Met Burt



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.