Resenha

Rubber Soul

Álbum de The Beatles

1965

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

27/11/2020



Uma nova e brilhante fase

É seguro dizer que a fase do iê-iê-iê encerrou-se em definitivo em "Help". Agora, com Rubber Soul, os Beatles estavam prontos para crescer ainda mais, e assim fizeram. Com uma média de dois discos lançados por ano e uma batelada de singles, os quatro garotos de Liverpool seguiam sem decepcionar. E além disso, não cansavam de surpreender.

Com uma bagagem cheia de grandes experiências após a turnê nos Estados Unidos, incluindo a icônica apresentação no Shea Stadium, além do encontro com Bob Dylan e Elvis Presley, os Beatles aceleraram as coisas para conseguir cumprir a demanda de entregar um novo álbum antes do natal de 1965. Além de completarem a missão, fizeram bonito, com a inclusão de muitos novos elementos, como o soul e o folk.

Aqui os Beatles também começaram a ficar cada vez mais individualistas, tornando cada vez mais fácil identificar o compositor de cada canção. Além disso, estavam crescendo, vivenciando relacionamentos e novas experiências, canalizando tudo isso em criatividade. O primeiro grande destaque é o início do flerte de George Harrison com a música indiana, paixão que carregou posteriormente pela vida toda. E a inserção da cítara em "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)" ficou brilhantemente encantadora, isso sem falar que "Think for Yourself" e principalmente "If I Needed Someone" mostraram claramente seu amadurecimento como compositor. Já John Lennon e Paul McCartney seguiram com o que já era esperado de uma das maiores duplas de compositores da história. Primeiro pelos clássicos lançados em single: "Day Tripper" e "We Can Work It Out". Depois, Paul brilha em "Drive My Car", um belo rock, "You Won't See Me", de bela melodia e as lindas "I'm Looking Through You" e "Michelle". Já Lennon emplacou uma de suas melhores composições de todos os tempos: a emocionante "In My Life", além de "Girl" e "Nowhere Man", também extremamente melódicas e agradáveis. Ademais, faixas como "The Word", "Run For Your Life", "Wait" e "What Goes On" - cantada por Ringo - complementam com classe o trabalho.

E o resultado? Mais um sucesso estrondoso de crítica e vendas. Um disco imperdível na história da música e que permanece atual e relevante.

Os Beatles foram novamente em turnê para promover o lançamento. Com a pressão do trabalho, o sufoco dos fãs e a falta de tempo e privacidade, as coisas começaram a complicar para John, Paul, George e Ringo, que começaram a fazer uso pesado de drogas e bebidas, causando conflitos gerais com a mídia, principalmente após a declaração de John Lennon de que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo. Uma derrapada feia e um prato cheio para a mídia que esperava um tropeço da banda para iniciar o massacre. Mesmo assim, "Revolver" viria pouco depois para calar a boca da crítica e também para anunciar o afastamento dos Beatles dos palcos. Mas, essa história nós deixaremos para a próxima resenha.

Tracklist:

Drive My Car	
Norwegian Wood	
You Won't See Me	
Nowhere Man	
Think For Yourself	
The Word	
Michelle	
What Goes On	
Girl	
I'm Looking Through You	
In My Life	
Wait	
If I Needed Someone	
Run For Your Life


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Wake The Sleeper (2008)

    26/07/2021

  • Image

    ResenhaBad Company - Straight Shooter (1975)

    04/02/2020

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - The Crest (2010)

    16/06/2020

  • Image

    ResenhaBlack Country Communion - Black Country Communion (2010)

    17/04/2020

  • Image

    DivulgaçãoApplegate libera novo single "Enfim"

    01/07/2019

  • Image

    ResenhaArena - Double Vision (2018)

    18/07/2018

  • Image

    ResenhaMarenna-Meister - Out Of Reach (2020)

    21/09/2020

  • Image

    ResenhaThe Who - My Generation (1965)

    20/02/2018

  • Image

    ResenhaPride of Lions - The Roaring Of Dreams (2007)

    22/02/2021

  • Image

    ResenhaEric Gillette - The Great Unknown (2016)

    05/12/2017

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Rubber Soul

Álbum disponível na discografia de: The Beatles

Ano: 1965

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,75 - 14 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Rubber Soul:

  • 18
    fev, 2021

    O primeiro de uma longa linha de discos gigantes

    User Photo José Esteves
  • 15
    jan, 2019

    Os novos rumos

    User Photo Fábio Arthur

Visitar a página completa de Rubber Soul



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.