Resenha

Universal Migrator Part 1: The Dream Sequencer

Álbum de Ayreon

2000

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

26/11/2020



Conquistando o merecido espaço

Mesmo demonstrando enorme qualidade em cada disco lançado, principalmente com o último trabalho, o marcante "Into The Electric Castle", foi aqui, com a dupla dos "Universal Migrator's", que Arjen Anthony Lucassen conquistou seu posto de um dos grandes nomes do prog metal.

"Universal Migrator" é uma história que se divide em duas partes. Neste trabalho, Arjen optou por separar o prog mais melódico e viajante, do seu lado mais pesado, lançando álbuns separados contendo cada uma dessas abordagens. E até a escolha dos vocalistas foi estratégica, já que os convidados combinam perfeitamente dentro do estilo. Falando em convidados, Arjen conseguiu pela primeira vez um cast recheado de nomes do mainstream, conseguindo enfim a esperada visibilidade. Alinhando esse fator com suas excelentes composições, o casamento foi perfeito.

A primeira parte é chamada "The Dream Sequencer" e traz a primeira parte da continuação da história iniciada em "The Final Experiment", álbum que relata o fim da humanidade no planeta terra por conta de uma guerra, sendo que poucos humanos conseguem escapar para tentar colonizar o planeta marte. Com a falta de recursos, aos poucos a raça humana foi se extinguindo, restando apenas um colono, o primeiro ser humano nascido fora da terra. Para tentar evitar o enlouquecimento e a depressão da comunidade, os cientistas desenvolveram uma máquina chamada Dream Sequencer, feita para permitir resgatar memórias antigas da história da humanidade. O colono então faz uso desse equipamento para conhecer mais sobre o planeta que teve a oportunidade de conhecer.

Enquanto os projetos anteriores contavam com a interação dos convidados como personagens, aqui Arjen optou por apenas dividir os vocalistas entre as faixas, já que o foco é apenas em contar a história. E as participações são brilhantes. Erik Norlander deu um apoio enorme com os sintetizadores e criou um clima de space rock fantástico. Lana Lane, sua esposa, contribuiu lindamente para os vocais e é um dos grandes destaques. Mas vale citar também o belo clima criado por Johan Edlund em "My House On Mars", Damian Wilson em "And the Druids Turn to Stone", Edward Reekers em "One Small Step" e Neal Morse em "The First Man on Earth", uma das melhores faixas do disco. Mas é desafiante tentar encontrar um ponto negativo aqui, então fica a dica para conferir o disco completo.

Com essa visibilidade - ainda maior com o segundo disco - Arjen foi inteligente e conquistou dois campos distintos na cena musical, o que lhe garantiu um bom contrato com a Inside Out, relançamentos dos discos anteriores e tudo mais.

Na segunda parte, temos fortes nomes da cena metal e muito mais peso nas canções, além da segunda metade da história. Adianto que Russell Allen e Bruce Dickinson já compensam o investimento. Mas chegaremos lá com mais detalhes.

Tracklist:

The Dream Sequencer	5:08
My House On Mars	7:49
2084	7:42
One Small Step	8:46
The Shooting Company Of Captain Frans B. Cocq	7:57
Dragon On The Sea	7:09
Temple Of The Cat	4:11
Carried By The Wind	3:59
And The Druids Turn To Stone	6:36
The First Man On Earth	7:19
The Dream Sequencer Reprise	3:36


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSavatage - Handful Of Rain (1994)

    05/10/2017

  • Image

    EntrevistaJeff Scott Soto

    27/03/2018

  • Image

    ResenhaBad Company - Run With The Pack (1976)

    11/02/2020

  • Image

    ResenhaBad English - Bad English (1989)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaThe Who - The Who By Numbers (1975)

    16/07/2021

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Knights Call (2018)

    16/07/2020

  • Image

    ResenhaTravelling Wilburys - Travelling Wilburys Vol. 1 (1988)

    30/08/2017

  • Image

    ResenhaFlying Colors - Flying Colors (2012)

    12/09/2017

  • Image

    EntrevistaJordan Rudess

    20/02/2019

  • Image

    ResenhaArena - The Visitor (1998)

    09/06/2022

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Universal Migrator Part 1: The Dream Sequencer

Álbum disponível na discografia de: Ayreon

Ano: 2000

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Universal Migrator Part 1: The Dream Sequencer



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.