Resenha

Heavn

Álbum de Jamila Woods

2016

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

12/11/2020



Estreia invejável

Jamila Woods é atuante poeta, cantora e agitadora cultural independente – pelo menos era na época do lançamento de HEAVN, em julho de 2016 – de Chicago, metrópole que ganha mais destaque pela criminalidade e pelo vento, do que pela potencialidade de seus artistas e sua beleza. Não poucos norte-americanos, a chamam de “New York without an atitude”. Woods quis traçar panorama identitário da afrodescendência e prestigiar os músicos de sua cidade. Conseguiu ambos objetivos e mais.

Apesar de multiproduzido e com referências caleidoscópicas - hip hop, trap, quase qualquer sub-estilo de soul/R’n’B, jazz, folk, indie pop são as mais evidentes – HEAVN é de consistência sônica e de qualidade de impressionar. As 13 faixas são excelentes, assim, compensa mais comentar o disco no atacado e não no varejo, até porque em termos estilísticos, as influências estão moídas e os farelos recombinados para moldar um som moderno, descolado e elegante pra chuchu.

Quem entende inglês ganhará um “plus à mais”, porque as letras são sacadas poéticas sobre violência policial; aceitação da negritude; fetichização da negra como objeto animalesco de sexualidade; problema em aceitar a própria pele, clareando; timidez como forma de ficar longe de problemas, porque implica não envolvimento. Mas, também há a linda letra sobre memória, de Breadcrumbs – as migalhas de pão pedidas como marcador do caminho – onde ela canta que a avó amava seu avô, mesmo quando este já não mais se recordava quem era sua família. O político e o pessoal intercalando-se em letras que jamais dão a sensação de “aulas”.

Mas, como dito, isso seria adendo, porque se você não manja inglês, a belezura das canções e da doce voz de Jamila bastarão mais do que demais. Doçura, sim, porque apesar de toda constatação da opressão experienciada até hoje pelos afrodescendentes, HEAVN jamais escolhe o tom da raiva traduzida em vocais duros ou arranjos ásperos. É tudo bem melódico e leve. Também não há ódio ao reverso, isto é, claro que os brancos têm sido responsáveis por séculos de injustiças, mas Woods não hesita em pinçar o que presta dessa cultura. A própria faixa-título cita e brinca com a letra e melodia de Just Like Heaven, do branquelo inglês The Cure.

Jamila Woods e seus colegas artistas de Chicago lapidaram um álbum antenado, acessível, lindo, ativista, esperançoso, sensível, invejável.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMiguel Rabello - Na Caravana de Fazer Canções (2019)

    21/09/2021

  • Image

    ResenhaCrystal Castles - Crystal Castles (2008)

    25/07/2021

  • Image

    ResenhaPéricles Cavalcanti - Mulheres de Péricles (2013)

    20/07/2021

  • Image

    ResenhaUnreal City - La Crudeltà Di Aprile (2013)

    22/03/2020

  • Image

    ResenhaLiraz - Zan (2020)

    22/07/2021

  • Image

    ResenhaSouthern Avenue - Keep On (2019)

    09/02/2021

  • Image

    ResenhaRocketman

    22/11/2021

  • Image

    ResenhaErma Franklin - Piece Of Her Heart: The Epic And Shout Years (2009)

    19/06/2021

  • Image

    ResenhaTim Maia

    07/02/2021

  • Image

    ArtigoOnde Nasceram a Disco Music, o Punk e o Hip-Hop?

    08/06/2019

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Heavn

Álbum disponível na discografia de: Jamila Woods

Ano: 2016

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Heavn



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.