Resenha

Love Is A Battlefield

Álbum de Maysa Leak

2017

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

09/11/2020



O campo de batalhas dos álbuns de covers

Álbuns de regravações são perigosos, porque sempre há comparação com o material original. Além disso, fãs podem desejar coisa inédita de seu artista favorito e não sua maneira de interpretar o trabalho de outrem. Por outro lado, admiradores também podem estar doidos de vontade para constatar como seus ídolos “melhoram” qualquer coisa já gravada, mesmo que tenha status de clássico.

Com relação ao repertório, há a questão do que escolher: a enésima versão quase igual de Yesterday, Body And Soul ou Show a Little Tenderness ou radicalmente alterar o original? Ou pinçar lados B e gemas escondidas? Escolher o cânon sempre despertará alguma ira, mantendo-se fiel ao original ou não. Pegar material menos conhecido pode conferir estatuto de garimpeiro cult, mas corre-se o risco de a crítica achar que o regravado é material inferior não merecedor de ser trazido à luz.

Maysa Leak aparentemente é tão segura de seus dotes, que não se importa em lançar álbuns de covers. Em 2006, regravou pérolas em Sweet Classic Soul, onde não teve medo de pegar material tão idiossincrático como Betcha By Golly Wow, dos Stylistics. Dia 26 de maio de 2017, voltou com nova coleção de reinterpretações no álbum Love Is a Battlefield. Ao longo de 11 canções, a eterna melhor vocalista do Incognito, faz um pouquinho de cada coisa descrita no início deste texto e, para variar, se sai bem.  

Ela se mantém bastante fiel aos originais noventistas de Can We Talk e Things We All Do For Love (alguém lembra da tentativa da filha de Marvin Gaye, Nona, de virar cantora?). Pinça delícias infelizmente quase esquecidas, como Inside Out, do Odissey, único momento balanço do álbum. Pega o sucesso 70’s de Nathalie Cole, Inseparable, e, sem se distanciar muito do original, ressalta seu aspecto jazz e oitentiza-o, caprichando no saxofone.

Ela reconstrói, como na faixa-título, originalmente um rock oitentista de Pat Benatar, que Maysa transforma numa soul ballad, agradando os compositores, que afirmaram que a canção fora planejada para ser lenta. O caso da repaginação do hit dubstep de Justin Bieber, As Long You Love Me, já não funciona tão bem, porque a composição não tem a força necessária. Maysa se esforça, solta a voz de veludo cotelê, o arranjo cria climão, mas falta consistência e profundidade. Compare com a gloriosa Mr. Dream Merchant, resgatada do cancioneiro esquecido do Phily Soul. Quando a melodia é boa, já é meio caminho para o intérprete, e, uma profissional do calibre de Maysa nada de braçada. A coisa mais linda de Love Is a Battlefield.

Apesar de um par de coisas meio sem sal, Love Is a Battlefield agradará em cheio às almas românticas amantes de smooth jazz, quiet storm, urban jazz e soul, enfim, que curtiam ouvir FM dos anos 70 a 90.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaConrado Pera - Enlaçador de Mundos (2015)

    17/09/2020

  • Image

    ResenhaTeago Oliveira - Boa Sorte (2019)

    17/02/2020

  • Image

    ResenhaNad Sylvan - Courting The Widow (2015)

    21/03/2021

  • Image

    ResenhaLinda Perhacs - Parallelograms (1970)

    02/08/2021

  • Image

    ResenhaIan Anderson - TAAB2 (2012)

    06/04/2019

  • Image

    ResenhaTracey Thorn - Love And Its Opposite (2010)

    16/03/2019

  • Image

    ResenhaJudith Hill - Baby, I'm Hollywood! (2021)

    12/03/2021

  • Image

    ResenhaDornik - Dornik (2015)

    03/04/2021

  • Image

    ResenhaLizz Wright - Freedom & Surrender (2015)

    28/09/2020

  • Image

    ResenhaGenesis - A Trick Of The Tail (1976)

    20/10/2017

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Love Is A Battlefield

Álbum disponível na discografia de: Maysa Leak

Ano: 2017

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Love Is A Battlefield



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.