Resenha

The Ritual Begins At Sundown

Álbum de Robby Krieger

2020

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

08/11/2020



Um grande álbum instrumental com influências diversas

Ícone dos anos 70 ao integrar a formação clássica do The Doors, Robby Krieger vinha se apresentando esporadicamente, mas sem lançar nenhum álbum novo há pelo menos uma década. Do alto de seus 74 anos, o músico faz de seu ofício de tocar uma grande diversão sem se preocupar tanto com o lado grandioso e lucrativo do meio, fazendo shows e interagindo com músicos de todas as vertentes.

Mas a pandemia acabou por interromper o ciclo de shows em todo o planeta e Krieger aproveitou seu estúdio caseiro para registrar as inúmeras canções que surgiram durante as apresentações com seu grupo. 

O guitarrista sempre manteve uma grande amizade com Arthur Barrow, baixista e produtor que integrou a banda de Frank Zappa, cabendo a ele mais uma vez produzir e participar de um álbum de Krieger. Barrow levou consigo alguns outros músicos que participaram da banda de Zappa, como o trompetista Sal Marques e o tecladista Tommy Mars, alternando as gravações entre os estúdios caseiros de Krieger e Barrow.

Mas se você é fã do Doors, não espere aquela sonoridade característica do grupo, que misturava rock psicodélico, blues e improviso. Robby trilha os caminhos do jazz rock, absorvendo uma gama ampla de influências sem qualquer preocupação com estilo a ser seguido. 

Também é notório que Krieger nunca foi um solista inveterado, o músico sempre privilegiou as bases e andamentos rítmicos, mesmo porque o Doors não possuía um baixista, o que imprimiu ao músico um estilo totalmente diferente em abordar seu instrumento.

A participação de Barrow na produção e a efetiva participação de vários ex-integrantes do grupo de Zappa obviamente influenciou na sonoridade do disco, deixando seu conteúdo musical mais próximo de alguns trabalhos de Frank. Prova disso é a gravação de um cover para “Chunga´s Revenge”, de certo modo bem parecido com a gravação original. Interessante a escolha desta canção, uma vez que Barrow não integrava a banda de Zappa na época, ficando a cargo de Max Bennett a gravação original;

Outros destaques são: “What Was That ?”, que abre o álbum e mostra Krieger dividindo seu instrumento com um competente naipe de metais; A funkeada “The Drift” com seu andamento sincopado e boa base de baixo; “Bianca´s Dream” trazem a tona as influências de puro Frank Zappa, seja na concepção harmônica, no andamento sincopado ou no arranjo pra lá de complexo;

Vale menção também do cover para “Yes, The River Knows”, do The Doors, que aqui ganhou uma versão instrumental com o tecladista Mars tocando exatamente as mesmas partes de piano gravadas originalmente por Manzarek; Mas se você sente saudades de ouvir aquela guitarra  melódica e bluesy característica do músico, sugiro a bela balada “Slide Home”, onde Robby dá um show de competência. 

Lançado em agosto, “The Ritual Begins At Sundown”, mostra Robby Krieger evoluindo como compositor e se saindo muito bem na música instrumental, lançando um dos grandes trabalhos de 2020.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBad Company - Bad Company (1974)

    31/03/2018

  • Image

    ResenhaSmith/Kotzen - Smith/Kotzen (2021)

    07/07/2021

  • Image

    ResenhaOzzy Osbourne - Blizzard Of Ozz (1980)

    25/03/2018

  • Image

    ResenhaKamasi Washington - The Epic (2015)

    25/08/2018

  • Image

    ResenhaMiles Davis - In A Silent Way (1969)

    25/04/2021

  • Image

    ResenhaReturn to Forever - Where Have I Known You Before (1974)

    28/03/2020

  • Image

    ArtigoA situação é grave...Os 15 Baixistas mais influentes do rock.

    23/05/2018

  • Image

    ResenhaMcCoy Tyner - Guitars (2008)

    08/09/2021

  • Image

    ArtigoAs Grandes Cozinhas do Rock: Unidade entre baixistas e bateristas

    25/08/2018

  • Image

    ResenhaSteve Rothery - The Ghosts Of Pripyat (2014)

    19/06/2021

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Ritual Begins At Sundown

Álbum disponível na discografia de: Robby Krieger

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Ritual Begins At Sundown



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.