
Resenha
The Ritual Begins At Sundown
Álbum de Robby Krieger
2020
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
08/11/2020
Um grande álbum instrumental com influências diversas
Ícone dos anos 70 ao integrar a formação clássica do The Doors, Robby Krieger vinha se apresentando esporadicamente, mas sem lançar nenhum álbum novo há pelo menos uma década. Do alto de seus 74 anos, o músico faz de seu ofício de tocar uma grande diversão sem se preocupar tanto com o lado grandioso e lucrativo do meio, fazendo shows e interagindo com músicos de todas as vertentes. Mas a pandemia acabou por interromper o ciclo de shows em todo o planeta e Krieger aproveitou seu estúdio caseiro para registrar as inúmeras canções que surgiram durante as apresentações com seu grupo. O guitarrista sempre manteve uma grande amizade com Arthur Barrow, baixista e produtor que integrou a banda de Frank Zappa, cabendo a ele mais uma vez produzir e participar de um álbum de Krieger. Barrow levou consigo alguns outros músicos que participaram da banda de Zappa, como o trompetista Sal Marques e o tecladista Tommy Mars, alternando as gravações entre os estúdios caseiros de Krieger e Barrow. Mas se você é fã do Doors, não espere aquela sonoridade característica do grupo, que misturava rock psicodélico, blues e improviso. Robby trilha os caminhos do jazz rock, absorvendo uma gama ampla de influências sem qualquer preocupação com estilo a ser seguido. Também é notório que Krieger nunca foi um solista inveterado, o músico sempre privilegiou as bases e andamentos rítmicos, mesmo porque o Doors não possuía um baixista, o que imprimiu ao músico um estilo totalmente diferente em abordar seu instrumento. A participação de Barrow na produção e a efetiva participação de vários ex-integrantes do grupo de Zappa obviamente influenciou na sonoridade do disco, deixando seu conteúdo musical mais próximo de alguns trabalhos de Frank. Prova disso é a gravação de um cover para “Chunga´s Revenge”, de certo modo bem parecido com a gravação original. Interessante a escolha desta canção, uma vez que Barrow não integrava a banda de Zappa na época, ficando a cargo de Max Bennett a gravação original; Outros destaques são: “What Was That ?”, que abre o álbum e mostra Krieger dividindo seu instrumento com um competente naipe de metais; A funkeada “The Drift” com seu andamento sincopado e boa base de baixo; “Bianca´s Dream” trazem a tona as influências de puro Frank Zappa, seja na concepção harmônica, no andamento sincopado ou no arranjo pra lá de complexo; Vale menção também do cover para “Yes, The River Knows”, do The Doors, que aqui ganhou uma versão instrumental com o tecladista Mars tocando exatamente as mesmas partes de piano gravadas originalmente por Manzarek; Mas se você sente saudades de ouvir aquela guitarra melódica e bluesy característica do músico, sugiro a bela balada “Slide Home”, onde Robby dá um show de competência. Lançado em agosto, “The Ritual Begins At Sundown”, mostra Robby Krieger evoluindo como compositor e se saindo muito bem na música instrumental, lançando um dos grandes trabalhos de 2020.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

The Ritual Begins At Sundown
Álbum disponível na discografia de: Robby Krieger
Ano: 2020
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar