Resenha

S.E.I.

Álbum de La Maschera di Cera

2020

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

07/11/2020



Consolidando-se mais ainda como uma grande força do progressivo italiano moderno

É difícil não afirmar que La Maschera di Cera é o maior nome do rock progressivo italiano do século XXI, aliás, muito pelo contrário, difícil mesmo é buscar argumentos que refutem tal afirmação. Algo impressionante é que a banda parece sempre estar querendo elevar o seu nível. Em seu sétimo disco, S.E.I , significado para Separazione, Egolatrial e Iganno, novamente o que podemos encontrar são teclados muito criativos, texturas musicais sempre em mutação, baixos distorcidos que compensam muito bem a ausência de guitarra elétrica e belos arranjos vocais. S.E.I possui apenas três faixas sendo um épico de mais de vinte e um minuto e outras duas faixas, uma com dez e a outra com onze minutos. 

“Il Tempo Millenario” é a faixa mais longa do álbum e que abra os trabalhos em S.E.I, através de algumas partes bastante intensas de baixo, bateria e órgão me fazendo lembrar um pouco o ataque instrumental produzido pelo Emerson, Lake & Palmer em Tarkus. É adicionado algumas guitarras acústicas atmosféricas, mellotron, sintetizadores e flautas com uma pegada bastante folk. Os vocais se aproveitam de uma esfriada na música e desempenham o seu papel antes que o “caos” assuma a faixa novamente. A música então entra em uma nova linha instrumental desta vez bastante sinfônica e de linhas de baixo sólidas e pulsantes, há um ótimo solo de saxofone. Descrever cada detalhe desta música iria tomar um espaço muito grande – e nem sempre estamos dispostos s fazer isso -, mas algo que deve ser deixado claro é que, “Il Tempo Millenario”, não possui enchimentos, tudo nela é necessário para a criação de uma obra extraordinária. 

“Il Cerchio del Comando” já começa de forma pulsante com os três músicos se revezando na execução de um riff melódico enquanto que eles parece regressar para o universo de Felona e Sorona através dos grooves acústicos e de uma percussão voltando ao feliz planeta Felona mais uma vez. Alguns momentos da faixa apresentam texturas intensas e outros momentos texturas de valsa com uma celebração de alegria. Uma faixa de sonoridade bastante otimista – não sei se a letra também é.  

“Vacuo Senso” é a faixa que fecha o disco com um mellotron levando o ouvinte a uma cidade fantasma, enquanto há um aceno para “Firebird Suíte” de Stravinsky em uma introdução maravilhosa antes de um momento mais lento e de vocais belíssimos. Mais para o meio o saxofone assume o comando e presta uma homenagem a John Coltrane através de “My Favorite Things”. A banda também mostra no seu decorrer alguns lapsos de influencia na vanguarda do bebop e do avant-garde, além do jazz, obviamente. A parte final da música é de uma linha sinfônica simplesmente arrepiante. 

Em suma, S.E.I é um disco verdadeiramente impressionante, um retorno em grande estilo após sete anos desde o lançamento da obra-prima, Le Porte Del Domani. La Maschera di Cera a cada lançamento parece se consolidar ainda mais como uma grande força do rock progressivo italiano.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    Resenha One World Tapestry - Progressive Rock from Around the World (2005)

    18/03/2019

  • Image

    ResenhaThe Dear Hunter - Act II: The Meaning of, and All Things Regarding Ms. Leading (2007)

    31/08/2020

  • Image

    ResenhaQueen - Queen II (1974)

    17/05/2018

  • Image

    ResenhaAdrian Belew - Op Zop Too Wah (1996)

    06/02/2022

  • Image

    ResenhaIQ - The Road Of Bones (2014)

    03/10/2017

  • Image

    ArtigoOs 20 melhores discos do Universo Progressivo de 2021

    27/12/2021

  • Image

    ResenhaThe Dear Hunter - Act I: The Lake South, The River North (2006)

    31/08/2020

  • Image

    ResenhaRobert Wyatt - Rock Bottom (1971)

    22/10/2017

  • Image

    ResenhaAlcest - Souvenirs D'Un Autre Monde (2007)

    29/07/2021

  • Image

    ResenhaPorcupine Tree - The Sky Moves Sideways (1995)

    17/04/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

S.E.I.

Álbum disponível na discografia de: La Maschera di Cera

Ano: 2020

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de S.E.I.



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.