
Resenha
Sign Of The Times
Álbum de Bob James
1981
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
31/10/2020
Quando o jazz pula a cerca e deixa os puristas de cabelo em pé!
Não vou entrar no mérito sobre a carreira de Bob James, já que é tão vasta e conta com a participação de tantos músicos de renome, que passaria vergonha ao comentar sobre, está alem do meu alcance. No entanto, de Sign of the Times, posso e devo avaliar. Esse é o trabalho que apresenta seguimentos de smooth jazz (menos pasteurizado) ao encontro da disco / funk, ainda com traços de música latina, numa área já explorada por Bob James. Muito do que seu amigo Quincy Jones praticava na época, principalmente aos artistas que produzia. O toque divertido e aprimorado fica pelas interações brilhantes do fender rhodes piano e sintetizadores, tocados pelo próprio Bob James. Hypnotique interagia com a música africana, e misteriosamente exalava a fragrância do jazz com vocais de apoio que endereçavam as trilhas de cinema. Meio no oposto da emblemática Hypnotique, o groove cativava com The Steamin' Feelin', construída em piano, bateria, baixo e vocais sensuais. Canção que mais uma vez poderia ser de encaixe em The Dude (1981), do citado maestro Quincy Jones. Basta ver que a genial e "disputada" Patti Austin, participa de ambos. Tranquilona frente as demais, "Enchanted Forest" cursava repetição até topar um solo excepcional de Bob. Para os não acostumados ao jazz, pode tratar-se de água com açúcar, mas se tiver tempo e requinte musical, verás que é de bom proveito. Unicorn tem pouco mais de nove minutos, e a exemplo de Enchanted Forest, o contrabaixo tem as mãos de Marcus Miller. Unicorn é repleta de fragmentos instrumentais que vão lhe conferindo sabores diferentes enquanto o tempo passa. Reparem na quebradeira da bateria e alguns slaps sensacionais de Miller. Tipo de canção que apesar dos detalhes, brota como se fosse gravada em no máximo dois takes, tanto que pela bagagem dos músicos não seria surpresa ser concebida dessa forma. Fora de ordem agora, passo Love Power na frente com todo seu suingue e jogo de percussão. Os vocais de apoio são um deleite, e de bandeja surge um solo muito bom no sax de Grover Washington Jr. Agora sim desfrutamos do prato principal com Sign of the Times, um dos sons mais estranhos e geniais de todos os tempos. Conhecida no Brasil como o melô do bêbado (pelos vocais graves distorcidos e desconexos). Também saiu em duas versões, na verdade com pequenas diferenças entre si. Uma caiu na novela global Jogo da Vida (1982). Pode parecer insólito o fato de tal obra enigmática ter tocado bem em rádios e alavancado o disco em vendas. A verdade é que tem um monte de gente atrás dela até hoje, mas, desconhece o nome porque ouviu somente nas rádios. O que Bob James forjou aqui, não consigo esquadrinhar. Sei que o baixo de Major Holley é o que faz qualquer um querer tocar esse instrumento maravilhoso. Também tem assinaturas perfeitas de piano, vários tipos de vozes em uma peça única dentro do jazz pop, se é que devo chama-la por esse nome ou troca-lo simplesmente por: genial produto faceless.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Sign Of The Times
Álbum disponível na discografia de: Bob James
Ano: 1981
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar