Resenha

Becoming Aware

Álbum de Paradigm Shift

2016

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

28/10/2020



Estreia promissora de prog levemente metalizado

A acessibilidade a lançamentos na era da internet é estonteante. Além disso, são tantas fontes de informação, tantos sites-nichos ou mailing lists-guetos, que se pode focar num subgênero e alhear-se a todo o resto. As ofertas aumentam exponencialmente, mas não nosso tempo, por isso não mais me surpreende desperceber até lançamentos importantes, porque calhou de estar voltado para outro quadrante da galáxia naquele momento.

Ainda bem que estava atento ao mundo prog dia 10 de junho, de 2016, quando o Paradigm Shift lançou seu álbum de estreia, Becoming Aware, pela Bad Elephant Music. Formada em 2007, em Londres, Ben Revens (vocais, teclados e piano), Reuben Krendel (guitarras), Puru Kaushik (baixo) e Bryson Demath (bateria) fazem rock progressivo de linhagem sinfônica, com influência marcada de prog metal, tipo Dream Theater.
A fome de mostrar serviço é tanta que os caras já abrem o álbum com o épico, geralmente colocado no fim. A Revolutionary Cure tem quase 15 minutos e sintetiza o clima de Becoming Aware. Intercala guitarras pesadas com cristalinas; momentos prog sinfônicos com metal, mas com pontadinha funk; mudanças de andamento e tempo. Pode não ser a faixa mais original da história, mas é inegavelmente parte da tradição do prog britânico.

A transição para An Easy Lie ocorre em clima meio de drone eletrônico com piano jazzístico, para adotar clima sinfônico com Moog e tudo, para metamorfosear-se em prog metal com piano sob vocal rappeado (meio forçado). Becoming Aware é cheio dessas alterações; a audição nunca é entediante, dá para dançar e bater cabeça/cabelo. Só nessa faixa a guitarra soa metal, funk e jazz, em menos de 9 minutos.

The Void e The Shift são dois instrumentais curtos (para padrões prog), que transicionam para os momentos melhores de Becoming Aware. A primeira é piano sobre ambiência electronica celestial – fãs de piano, este álbum está lotado! – e a segunda faz jus ao título, porque mudança realmente ocorre e o clima fica mais ligeiro e o instrumental mais encorpado.

Masquerade e Reunification fecham o trabalho emendadas, então a impressão é a de grande épico que encerra álbum tradicional de prog inglês. E não é falsa impressão, porque é o ponto alto. Em Masquerade a influência Dream Theater se aquilata até com tentativa de ganido metal e interplay dramático entre teclado e guitarra, que tanto agrada a fãs de power prog sinfônico. Reunification tem momentos de melodia grudenta e até segundos de clima Mil e Uma Noites.

A despeito de certa falta de profundidade e peso na mixagem e de os vocais às vezes soarem flutuando fora da instrumentação e precisarem de certa produção, Becoming Aware é estreia altamente promissora de uma banda que o mundo precisa prestar atenção. Pelo menos a parte dele composta por progheads devotos de malabarismo sinfônico; o Paradigm Shift tem muito a oferecer.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaA-HA - Hunting High and Low (1985)

    07/12/2017

  • Image

    ResenhaYes - Fly From Here (2011)

    20/11/2017

  • Image

    ResenhaRumer - Into Colour (2014)

    08/12/2020

  • Image

    ResenhaMariana Baltar - Os Arcos Paixão e Morte (2019)

    10/08/2020

  • Image

    ResenhaErrata Corrige - Siegfried, Il Drago E Altre Storie (1976)

    19/01/2020

  • Image

    ResenhaInternational Teachers Of Pop - Pop Gossip (2020)

    14/12/2020

  • Image

    ResenhaMayer Hawthorne - Rare Changes (2020)

    13/03/2021

  • Image

    ResenhaLe Orme - Collage (1971)

    02/10/2019

  • Image

    ResenhaDeath Cab For Cutie - Kintsugi (2015)

    22/12/2017

  • Image

    ResenhaTony Momrelle - Best Is Yet To Come (2019)

    30/05/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Becoming Aware

Álbum disponível na discografia de: Paradigm Shift

Ano: 2016

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Becoming Aware



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.