Resenha

Coverdale And Page

Álbum de Coverdale and Page

1993

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

27/10/2020



Uma pérola perdida na obscura década de noventa

Com Jimmy Page e David Coverdale assinados com a Geffen Records, coube ao executivo John Kalodner sugerir a junção dessas duas forças em um novo projeto. A intenção inicial era um retorno da dupla Page e Plant, ex-companheiros de Led Zeppelin, mas, além de Plant recusar, desdenhou da nova dupla, sugerindo o nome "David Cover-version". É aquela velha briguinha de membros separados com orgulho ferido. Mas, como estamos aqui para falar do lado musical e temos muito o que falar, melhor deixar as intrigas de lado.

Plant e Coverdale se deram bem e o trabalho fluiu facilmente. O resultado pode ser comprovado no longo tracklist deste disco. Mais de uma hora de duração, dedicação evidente nos temas compostos e muita energia. Isso sem falar que muito mais material foi criado até que fossem lapidadas as onze canções. Enquanto Page buscava direcionamento para a sua carreira após o Zeppelin, o trabalho com Paul Rodgers no The Firm e o seu disco solo "Outrider", David vinha do auge do Whitesnake e algumas incertezas quanto ao mercado musical, buscando novos ares. O encaixe foi perfeito.

O disco foi criado dentro de uma estratégia interessante. "Pride And Joy" foi usada como chamariz para agradar a MTV e colocar o disco nas paradas. Com ela, as baladas, "Take Me For A Little While" e "Take A Look At Yourself" engrossaram o caldo em termos comerciais e o disco agradou em seu lançamento. Com essa parte coberta, Page aproveitou sua guitarra no que foi possível e criou riffs memoráveis, pesados e com muita herança do Zeppelin, mas também arriscando novos territórios, correspondendo com classe. E nos vocais, Coverdale é simplesmente perfeito, fazendo uso da sua conhecida técnica de "voz rouca", do drive, do vozeirão e também dos agudos em momentos de grande flexibilidade. Temos blues, hard e folk, tudo na medida certa e em um prato cheio para os fãs.

E qual o motivo para não ter dado certo? Bom, havia a intenção da dupla de realizar uma grande turnê, porém ela acabou sendo reduzida a poucas apresentações no Japão. David Coverdale se viu muito insatisfeito com o empresário de Page, alegando desinteresse da parte dele. Curiosamente, pouco depois o guitarrista viria enfim a se reunir com Robert Plant para lançamento do disco "No Quarter". Será que a reunião já vinha sendo arquitetada durante o período de promoção deste disco? Parece que sim e que o empresário preferiu ignorar algo grande para apostar em algo que considerasse gigante. Uma pena.

De qualquer forma, Page e Coverdale fecharam este projeto em bons termos e as portas estão sempre abertas, embora já tenha passado um bom tempo. O que fica então, é que "Coverdale • Page" é um disco fenomenal, feito por dois grandes músicos e em uma época no qual a música se via carente de bons lançamentos. Um disco para se curtir do início ao fim e se surpreender a cada audição.

Tracklist: Shake My Tree 4:54 Waiting On You 5:16 Take Me For A Little While 6:16 Pride And Joy 3:32 Over Now 5:24 Feeling Hot 4:11 Easy Does It 5:53 Take A Look At Yourself 5:02 Don't Leave Me This Way 7:53 Absolution Blues 6:00 Whisper A Prayer For The Dying 6:54


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMagnus Karlsson's Freefall - Free Fall (2013)

    24/03/2017

  • Image

    EntrevistaRoy Khan

    22/05/2018

  • Image

    ResenhaRiccardo Romano Land - B612 (2017)

    15/01/2019

  • Image

    ResenhaScorpions - Lonesome Crow (1972)

    17/12/2018

  • Image

    ResenhaBig Big Train - The Underfall Yard (2009)

    26/09/2017

  • Image

    ResenhaAccept - Objection Overruled (1993)

    01/10/2021

  • Image

    ResenhaDr. Sin - Back Home Again (2019)

    09/12/2019

  • Image

    ResenhaBluyus - #Rock (2017)

    13/07/2018

  • Image

    ResenhaJohn Lennon - Imagine (1971)

    03/02/2018

  • Image

    ResenhaKamelot - Silverthorn (2012)

    20/09/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Coverdale And Page

Álbum disponível na discografia de: Coverdale and Page

Ano: 1993

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Coverdale And Page



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.