
Resenha
The Song Remains the Same
Álbum de Led Zeppelin
1976
CD/LP ao Vivo
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
26/10/2020
Sem fôlego e fora do habitual
O Led Zeppelin em "The Song Remains the Same" acaba sendo uma tentativa de soar ele mesmo; enfim, a banda caiu aqui em um momento de altos improvisos, um vocal falido de Plant e uma fonte de retalhos entre mixagens e produções. Aqui temos a trilha sonora do filme em que a banda passou a tocar de maneira ensaiada, mas totalmente fora do trajeto habitual. No caso, a banda lançou o vídeo em 1976 e o disco também, mas é da tour de "House of the Holy", datada de 1973, onde após a voz de Plant teve complicações vorazes e o grupo destoou ao vivo do disco de 73, este ótimo e fértil. O concerto foi gravado em três noites no Madison Square Guarden. Para a arte, a banda concebeu um pano de fundo usado no começo da turnê, e assim, nada mais é do que uma gravura da qual não traz nenhuma referência de cunho ao vivo. Lançado pela Swan Song com a produção de Page, a coisa ficou até boa, mas os overdubs salvaram o guitarrista e os vocais horríveis de Robert Plant. O show, totalmente cortado em um disco duplo, trouxe o repertório que evolui em momentos hora fortes e outros muito enjoativos. "No Quarter" e "The Rain Song" são momentos bons do álbum, mas "Whole Lotta Love" gasta tempo do ouvinte e surge como final de concerto, e assim a banda chegou com um momento diminutivo dentre mais de três horas de show. "Moby Dick" mantém Bonham como um dos maiores do mundo e "Since I´ve Been Loving You" consegue agradar de alguma forma; mesmo com vocal em tonalidade abaixo e meio desafinada. Este é um trabalho em que justo naquele período, o grupo estava saindo da fase boa ao vivo, porém, entre vícios e problemas variados, a banda seguiu e obteve até sucesso. Eu desacredito nesse álbum e no vídeo, pois acho que a banda soa chata em demasia, soando extensa e pretenciosa demais, sendo melhor no vinil do que no concerto. Fica a gosto de cada ouvinte, mas eu não ouço esse disco por nada, ficou lá no passado e sem mérito algum.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

The Song Remains the Same
Álbum disponível na discografia de: Led Zeppelin
Ano: 1976
Tipo: CD/LP ao Vivo
Avaliação geral: 3,81 - 8 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar