Resenha

Kim

Álbum de Kim Tibbs

2017

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

25/10/2020



Três décadas antes de gravar o álbum de estreia

Kim Tibbs nasceu em Huntsville, no sulista Alabama. Filha de um pastor batista, que também tocava órgão, a menina estava sentada à frente do instrumento aos dois anos de idade e quando frequentava o jardim da infância já tocava nos cultos de sua congregação. Sempre envolvida no meio musical, a norte-americana tocou com todo mundo que importa em vários mundos musicais. A lista vai de The Blind Boys Of Alabama e Percy Sledge a Billy Ray Cyrus. Empresas como a Hammond e a Roland, a têm em seu rol de divulgadores de produtos.

Contando sua experiência infantil, Tibbs tem 30 anos de carreira e até ano retrasado não lançara nada solo. Uma sucessão de singles bem-sucedidos na parada soul britânica –lá é a terra do blue-eyed e do northern soul – captou a atenção e interesse do produtor Ralph Tee. Conclusão, o tardio álbum de estreia da R’n’Bueseira foi lançado pela gravadora inglesa Expansion, no fim de agosto. Como dizem que música é universal, acreditemos: Kim é tão competente, que poderia ter sido lançado em Plutão e ninguém reclamaria. Kim, o álbum, é estreia; Kim, sua cantora, está pronta há décadas, então as interpretações são, no mínimo, assertivas, coisa de profissional.

Os singles de sucesso na Inglaterra estão no álbum e dá pra perceber por que Kim caiu nas graças lá. A maior parte das 12 faixas é muito amigável para execução em rádios e se encaixa na tradição britânica sophistipop. Basta conferir o pop soul de I Need You For Your Love e o disco soul de Soul, para ver porque a pátria de Lisa Stansfield e Lucky Soul avalizou Kim Tibbs. Drifting é northern soul com metais jazzificados.

Às vezes, a voz de Kim lembra uma Diana Ross começo dos anos 80, como em My Better Side. Ela não canta tanto, mas dá bem para o gasto, exceto em momentos como Could I Make a Life With You, slow jam que se beneficiaria de vocais mais personalizados. Bem segunda metade dos 70’s; já a imaginei na trilha-sonora de alguma novela global da época, tipo Marrom Glacê ou O Astro (jovens, boiem nas referências!). Mas, quando a moça não está muito preocupada com as rádios, como na fluidez quase hipnótica do piano de The River, sua voz não precisa ser melhor pra melodia.

Lá pelo meio, há um par de números mais “raiz”, mas meio domesticados. Move é R’n’B com ênfase no B, bem 50’s/60’s e Como On By é gospel bluesado ou blues gospelizado, afinal Tibbs é de perto do Delta do Mississippi! Não é suficiente para agradar púbico mais tradicionalista, mas esse é o primeiro CD de alguém que esperou 3 décadas pela oportunidade, então não espanta querer contemplar mais de um público.

Kim é esforço bem decente desta veterana. Torçamos para que não se passe muito, antes do segundo LP.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaDroids - Star Peace (1978)

    02/01/2021

  • Image

    ResenhaEscort - Animal Nature (2015)

    25/04/2020

  • Image

    ResenhaIan Anderson - Homo Erraticus (2014)

    26/01/2019

  • Image

    ResenhaKate Bush - Before The Dawn (2016)

    16/02/2019

  • Image

    ResenhaSharon Jones & The Dap-Kings - Soul Of A Woman (2017)

    24/06/2020

  • Image

    ResenhaAnderson/Stolt - Invention Of Knowledge (2016)

    24/07/2018

  • Image

    ResenhaPietá - Leve O Que Quiser (2015)

    24/01/2021

  • Image

    ResenhaPitanga em Pé de Amora - Pontes para Si (2014)

    27/01/2021

  • Image

    ResenhaNew Order - So It Goes... (2019)

    11/01/2020

  • Image

    ResenhaLady Lark - Permission (2019)

    13/07/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Kim

Álbum disponível na discografia de: Kim Tibbs

Ano: 2017

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Kim



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.