
Resenha
ELO 2
Álbum de Electric Light Orchestra
1973
CD/LP
Por: André Luiz Paiz
Webmaster
23/10/2020
Para os que gostam de desafios
"ELO 2" é um álbum do tipo ame ou odeie. Digo isso pelo fato de estar bem distante da fase dourada da banda, recheada de hits e com composições marcantes e únicas. Em contrapartida, é adorado pelos fãs de rock progressivo, que conseguem identificar a ousadia e capacidade dos músicos envolvidos nesta produção. Como o disco de estreia da Electric Light Orchestra chamou bastante a atenção, temos aqui um trabalho que ficou um pouco ofuscado por contar com menos experimentalismo, poucas canções e uma maior valorização dos temas musicais. A saída de Roy Wood foi bastante sentida, embora lembro-me de ter lido que ele participa em duas músicas, mesmo sem crédito. Do primeiro disco, temos apenas Jeff Lynne que, a partir daqui passaria a se dedicar mais às guitarras e vocais, e o baterista Bev Bevan. São cinco faixas e 41 minutos de duração. "In Old England Town" traz boas referências a Roy Wood e também possui belas linhas de piano. "Momma" possui um clima progressivo que me agrada bastante. Sua letra também é forte e fala sobre uma mulher que perdeu sua mãe e precisa reaprender a viver. A interpretação da banda para "Roll Over Beethoven" é interessante, principalmente pelos ótimos vocais de Jeff. Uma intenção clara de mostrar o lado rock do artista em paralelo com a proposta clássica da banda, já que a introdução traz a quinta sinfonia de Beethoven. Por fim, o lado 2 traz apenas duas faixas: "From the Sun to the World", que é bem carregada no lado clássico do grupo, com belas linhas de piano e Moog (sintetizador); e "Kuiama", com mais de onze minutos de uma viagem em clima espacial e acompanhada de um belo tema. Fãs de álbuns como "A New World Record", "Face the Music" e "Out Of The Blue" certamente deixam "ELO 2" de lado quando buscam por um disco da banda para audição. Porém, em momentos mais obscuros, no qual você quer apenas apagar as luzes e viajar acompanhado de um bom som, há boas opções neste trabalho. Um disco que serviu para Jeff Lynne virar a página e começar a desenhar, a partir do próximo álbum, o novo caminho da Electric Light Orchestra. Tracklist: 1. In Old England Town (Boogie #2) (6:51) 2. Mama (7:00) 3. Roll over Beethoven (8:05) 4. From the Sun to the World (Boogie #1) (8:17) 5. Kuiama (11:14)
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster
Membro desde: 20/03/2017
"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de André Luiz Paiz
Sobre o álbum

ELO 2
Álbum disponível na discografia de: Electric Light Orchestra
Ano: 1973
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar