
Resenha
Super Session
Álbum de Stephen Stills, Al Kooper e Mike Bloomfield
1968
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
19/10/2020
O crème de la crème!
Eis aqui um trabalho digno de gente grande, um artefato valioso escondido no tempo e sempre admirado pelos que amam o blues. Minha história com esse álbum remonta de exatos trinta anos de sua concepção, quando comecei a fazer aulas de contrabaixo e peguei o CD emprestado do professor para depois grava-lo numa fita K7. E a fita tocou pelo menos um mês ininterrupto em meu carro, num rádio Los Angeles II "detonado". O que faz esse registro imperdível, é que além dos três músicos de alto calibre expressos na capa, contamos com linhas formidáveis nos teclados de Barry Goldberg e os famosos naipe de metais. Al Kooper e Mike Bloomfield já haviam trabalhado juntos no clássico Highway 61 Revisited by Bob Dylan, porem, o projeto é mesmo encabeçado por Al Kooper em duas longas sessões as quais teve ajuda efetiva do citado Mike Bloomfield nos primeiros dias, e a conclusão com Stephen Stills. O blues era o carro de frente. Todavia, analisando o conjunto da obra, temos composições com o suingue oriundo de artistas da motown e frases de guitarra que entrançavam-se ao jazz. Man's Temptation de Curtis Mayfield ganhou um tempero extra na voz de Al Kooper, batendo facilmente a original. Ouçam e comparem. Season Of The Witch Part 1 garantia os graves formidáveis de Harvey Brooks e um órgão com timbres bem interessantes, esses, certamente um distinguidor em Super Session. O restante fica no mesmo grau, sem ter como pular uma ou outra. E é claro que não vou esquecer de citar a obra máxima nomeada de His Holy Modal Majesty - uma viagem de quase dez minutos, ao qual classifico como uma das melhores músicas que ouvi, ou no mínimo entre as quinze melhores. Em His Holy Modal Majesty está tudo o que um par de músicos de verdade conseguem fazer com seus instrumentos, desde fraseados mirabolantes de teclados, solos surreais de guitarra, walking bass em deleite máximo e o que possa imaginar para que os ouvidos entrem em encantamento. Super Session é aquele disco que você tem por obrigação de ouvir, pois está além do blues convencional, diria que está além de seu tempo também. É barra pesada, é para os escolhidos.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Super Session
Álbum disponível na discografia de: Stephen StillsAl KooperMike Bloomfield
Ano: 1968
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar